Centro de Formação Olímpica do NE é apresentado para presidentes de diversas modalidades esportivas

16 de outubro de 2013 - 16:13

O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE) foi apresentado, nesta quinta-feira(17), no Auditório Blanchard Girão, no Castelão, para os presidentes de federações e confederações de diversas modalidades esportivas. Na ocasião, também foi realizada uma visita ao canteiro de obras.

O CFO tem o objetivo de transformar o Estado em um celeiro de atletas de alto rendimento, permitindo a prática de 26 modalidades esportivas existentes nas Olimpíadas. O equipamento contemplará uma área de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída.

O novo Centro prevê quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro; salas para lutas; piscinas olímpicas e de salto ornamentais; pistas de atletismo, de skate e BMX; campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional para ginástica olímpica e lutas, com capacidade 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas (modo evento). O empreendimento terá ainda atividades voltadas para educação, esportes de base e lazer. Também está previsto heliporto para duas aeronaves, camarotes, bares, salão multiuso, hotel, praça de alimentação, alojamento para até 248 atletas e sala tecnológica para transmissões e passarela para pedestre, que o ligará diretamente a Arena Castelão.

O equipamento, que será um dos mais completos do Brasil, receberá recursos do Governo do Estado e Governo Federal no valor de R$ 226.868.871,15. A obra será supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Para o Superintendente DAE, Quintino Vieira, o Ceará dará um grande salto com a construção do Centro de Formação Olímpica do Nordeste.

O encontro foi uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará e do DAE, em parceria com o Ministério do Esporte e foi conduzido pelo secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitora, acompanhado do secretário do Esporte, Gilvan Paiva; do superintendente do DAE, Quintino Vieira e do engenheiro da Galvão Engenharia S/A, Waldemar Biselli.


Assessoria de Comunicação – DAE

Carla Vieira / Daniela Negreiros (85) 3487-8844