DER, há 67 anos fazendo história

17 de outubro de 2013 - 13:31

O Departamento Estadual de Rodovias – DER completa 67 anos em 2013. Ao longo destes anos o Departamento já pavimentou mais de seis mil quilômetros de rodovias em todo o Estado e duplicou 165 Km. Hoje o DER possui as seguintes competências: elaborar o Plano Rodoviário do Estado, realizar estudos e elaborar planos e projetos, objetivando a construção e manutenção de estradas estaduais e assegurando a proteção ambiental das áreas onde serão executadas obras de seu interesse, construir e manter as estradas de rodagem estaduais, construir, manter, explorar, administrar e conservar aeroportos e campos de pouso e exercer as atividades de planejamento, administração, pesquisa, engenharia e operação do sistema viário do Estado do Ceará.

O DER administra atualmente 12 aeroportos no Estado, localizados nos seguintes municípios: Limoeiro do Norte, Quixadá, Russas, São Benedito, Sobral, Tauá, Camocim, Crateús, Iguatu,  Jericoacoara, Aracati e Campo Sales. Em breve serão construídos mais 02 aeroportos em Canindé e em Itapipoca. Serão restaurados e ampliados 04 aeroportos localizados nas cidades de Crateús, Quixadá, Limoeiro do Norte e Campos Sales.

O órgão foi criado pelo Decreto nº 1.847, de dezembro de 1946. Inicialmente era como Departamento de Estradas de Rodagem do Ceará, depois passou a se chamar Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER. Em 1990 o departamento foi incorporado à Superintendência de Transportes Intermunicipais e Terminais Rodoviários do Estado do Ceará – SUTER/CE, onde assumiu a gerência do sistema de transportes intermunicipais de passageiros na Região Metropolitana de Fortaleza e em todo o Estado, passando a ser denominado Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DERT.

Sete anos depois a Superintendência de Obras do Estado do Ceará – SOEC integra-se ao DERT, mantendo a mesma sigla, porém com denominação diferente sendo Departamento de Edificações Rodovias e Transportes. Estas mudanças permitiram com que o órgão ampliasse sua área de atuação, deixando de trabalhar apenas com rodovias estaduais e transportes metropolitano e intermunicipais, e passando a entrar no segmento de edificações, o que fez com o que o nome do departamento fosse alterado mais uma vez em 2007 para Departamento de Edificações e Rodovias – DER.

O Governo do Ceará, dentro das estratégias estabelecidas para o incremento infraestrutural do Estado, mais precisamente no que tange às edificações e rodovias sob sua jurisdição realizou nova reforma institucional em 2011, transformando o DER em duas novas autarquias, igualmente vinculadas à Secretaria da Infraestrutura. (Seinfra). Criou assim o Departamento de Arquitetura e Engenharia (Lei nº 14.824, de 25.01.2011), tendo como finalidade estudar, projetar, construir, ampliar, remodelar e recuperar prédios públicos estaduais, edificações de interesse social e equipamentos urbanos, além da avaliação de prédios públicos e terrenos para fins de desapropriação ou alienação pelo Estado. Dentro desse conceito, surgiu assim o atual Departamento Estadual de Rodovias – DER, com o objetivo específico de cuidar de todas as estradas de competência administrativa estadual.

Departamento Estadual de Rodovias – DER
Av. Godofredo Maciel, 3000
Maraponga – Fortaleza – Ceará
CEP: 60710-001 Fone: (85) 3101-5704
Horário: 08hs às 12hs e 13hs às 17hs – De Segunda a Sexta-feira.
Site: www.der.ce.gov.br