Governo do Estado inaugura UPA em Pentecoste

30 de outubro de 2013 - 19:28

Nesta quinta-feira, 31, o Governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes inauguram, em Pentecoste, na Rua Gonçalo Sales Pessoa, s/n, bairro XV de Novembro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Na nova unidade, os moradores de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste, São Luís do Curu e Tejuçuoca terão onde receber atendimento de urgência e emergência.

A gestão da UPA é feita por um consórcio público entre as cinco prefeituras municipais, que participam com recursos do custeio da unidade. Os recursos para manutenção são compartilhados entre os municípios, o governo do Estado e o governo federal. O investimento nas instalações e equipamentos foi de R$ 2.887.320,45, desse total, R$ 1.487.320,45 foram do Governo do Estado e R$1.400.000,00 do Ministério da Saúde.

A UPA é classificada de acordo com a população da região a ser coberta, esta, com porte I, tem 8 leitos e capacidade de atender a população de até 100 mil habitantes, disponibilizando atendimento médico em pediatria, clínica geral, enfermagem e diferentes casos de urgência e emergência, como dores no peito, falta de ar, febre, diabetes descompensada, crise hipertensiva, convulsão, quedas e fraturas não expostas. Na nova unidade, a população também terá acesso a exames, entre eles o raio x.

A Unidade de Pronto Atendimento 24h faz parte do compromisso do governo do Estado em ampliar, qualificar e facilitar o acesso aos serviços de urgência e emergência na capital e no interior. A obra foi fiscalizada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado – DAE, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura – Seinfra.

Assessoria de Comunicação – DAE

Carla Vieira / Daniela Negreiros (85) 3487-8844