Continuação da Avenida Dom Luís será interditada para viabilizar obras do VLT

13 de novembro de 2013 - 17:23

Motoristas que trafegam nas regiões da Aldeota e do Papicu devem ter atenção redobrada a partir desta sexta-feira (15/11) porque a Rua Júlio de Abreu / Prof. Sila Ribeiro (continuação da Avenida Dom Luís), no trecho compreendido entre a Av. Engenheiro Santana Júnior e a R. Castro Monte será interditada para avanços das obras de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A medida se justifica para viabilizar o içamento de quatro vigas do viaduto de carga da linha férrea Parangaba – Mucuripe.

O bloqueio afetará os dois sentidos da via. O acesso veicular será proibido no período de 5 horas à meia-noite, devendo o condutor optar pelas avenidas Alberto Sá e Santos Dumont. No sábado, a circulação estará livre. Entretanto, caso os trabalhos não sejam concluídos no feriado, serão retomados no domingo (17/11), o que implicará numa nova interdição.

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), um efetivo diário de 18 agentes de trânsito dará suporte à realização da intervenção, efetuando o controle do tráfego e prestando esclacimentos à população sobre as alternativas de desvios na área.

Nova etapa

De 18 a 30 de novembro, o sentido leste-oeste continuará bloqueado, também em virtude da implantação do Veículo Levre sobre Trilhos (VLT). Nesta etapa, serão concluídas as obras de cimbramento de laje do viaduto da linha de carga.

A orientação da AMC para quem segue na Rua Júlio de Abreu/Prof. Sila Ribeiro em direção à Aldeota é dobrar à direita na Av. Engenheiro Santana Júnior, à esqueda na Av. Alberto Sá, fazer um laço de quadra para acessar a Via Expressa, retornando para a Av. Dom Luís.

VLT vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas

O Ramal Parangaba-Mucuripe, que já registra mais de 43% de suas obras concluídas, terá 12,7 km, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O VLT deverá ser entregue à população até o primeiro semestre de 2014. O novo modal implantado pelo Governo do Estado mediante a Seinfra, vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe e se constitui em uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação. Estão sendo investidos no novo modal recursos da ordem de R$ 276,9 milhões.

O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba – Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus) e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.

Marco da Escóssia – CE01475JP
Assessor de Comunicação da SEINFRA