Dilma Rousseff participa da inauguração da UPA de Horizonte

22 de novembro de 2013 - 17:33

Na presença da presidenta Dilma Rousseff, o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, inauguraram hoje (22/11), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, na Rua Francisco Azevedo, esquina com Rua Ciro Bilhar, Centro, em terreno doado pela prefeitura municipal.

A nova unidade, que atenderá a população de Horizonte, Pacajus e Chorozinho, foi construída com recursos do Governo do Estado e Governo federal, no valor total de R$ 3.929.313,24. No custeio mensal, além de recursos do Estado e da União, há recursos das das três prefeituras, por meio de consórcio público de saúde na gestão do equipamento.

A UPA é classificada de acordo com a população da região a ser coberta, esta, do tipo II, tem capacidade para atender 200 mil habitantes, com 4 médicos e atendimento diário de até 300 pacientes. A nova unidade, que atenderá a população de 114 mil habitantes dos dois municípios, terá acesso a exame de Raio X, laboratório, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico, e está apta a resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). As UPAs 24 horas tem ainda o funcionamento integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ajudando a concretizar a rede de urgência e emergência do Estado.

A Unidade de Pronto Atendimento 24h faz parte do compromisso do governo do Estado em ampliar, qualificar e facilitar o acesso aos serviços de urgência e emergência na capital e no interior. A obra foi fiscalizada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado – DAE, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura – Seinfra.

Está é a 11ª UPA 24h construída pelo Governo do Estado em funcionamento. Já atendem à população as UPAs 24h em Maranguape, Caucaia, Eusébio e Pentecoste e mais seis em Fortaleza, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Walter e Conjunto Ceará.

Assessoria de Comunicação – DAE

Daniela Negreiros (85) 3487-8844