Serra de Baturité recebe UPA 24h

5 de fevereiro de 2014 - 12:46

Quarta-feira(05), às 18h30min, será inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), na serra de Baturité, situada na Avenida da Independência, s/n, Centro de Aracoiaba. No equipamento serão atendidos 134.246 moradores de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti.

Construída pelo governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, a UPA 24 horas fica em Aracoiaba, mas o atendimento é para toda a população da 4º região de saúde. Foram investidos R$ 2.887.320,45 nas instalações e equipamentos. A obra foi supervisionadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Na nova unidade os moradores terão acesso ao atendimento de urgência e emergência, como dores no peito, crises de pressão arterial, diabetes descompensada, convulsão, quedas, fraturas não expostas e a consultas com médicos especialistas em clínicas geral e pediatria, além de atendimentos em enfermagem. Na UPA 24 horas serão realizados também exames, entre eles laboratoriais e de raio x.

A população também será assistida com SAMU 192 Ceará Polo 1. Há bases do SAMU 192 em Baturité e em Aracoiaba. Em Baturité, funciona com uma ambulância com inclui UTI e uma ambulância básica. Em Aracoiaba, há uma ambulância básica na base de cobertura. O SAMU 192 Ceará Polo 1 é da rede de assistência de urgência e emergência da Secretaria da Saúde do Estado.

 

Assessoria de Comunicação do DAE
Daniela Negreiros (85 3487.8844)