DAE é o responsável técnico por equipamentos estratégicos do Governo do Ceará

26 de maio de 2014 - 19:04

O Governo do Estado do Ceará está transformando a infraestrutura dos equipamentos de saúde. Com a padronização das unidades de edificações, o cidadão pode desfrutar da mesma infraestrutura em qualquer lugar do estado, seja na área urbana ou rural. No total, são 22 Policlínicas, hospitais regionais (Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; Hospital Regional Norte, em Sobral e Hospital e Maternidade do Sertão Central, em construção em Quixeramobim), 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais e ainda 21 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo 6 na capital e 15 no interior.Há mais 2 em construção, em Aracati e Itapipoca.

Atualmente, há 19 Policlínicas construídas e entregues atendendo a população em Caucaia, Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Sobral, Pacajus, Itapipoca, Aracati, Barbalha, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Campos Sales, Russas, Crateús, Tianguá e Quixadá. Mais 3 estão sendo concluídas em Canindé, Maracanaú e Crato. Todas sob gestão de consórcios públicos de saúde, modelo adotado pelo governo do Estado que envolve os municípios localizados numa mesma microrregião de saúde para garantir a estruturação de redes de assistência e ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na própria região. O governo participa dos consórcios com, no mínimo, 40% do custeio das policlínicas. Os 60% restantes são rateados entre os municípios. Ambas construídas pelo governo do Estado do Ceará, sendo o Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado(DAE), órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o fiscalizador das obras. Como órgão fiscalizador das obras públicas estaduais, o DAE é responsável técnico direto por equipamentos estratégicos do Governo do Ceará.

O modelo de atenção especializada de média complexidade do Ceará, baseado nas policlínicas regionais, está consolidando uma sólida trajetória para ser adotado como política pública nacional pelo Ministério da Saúde. Estas, com serviços de suporte ao diagnóstico e reabilitação dos pacientes, estão sendo implantadas com infraestrutura adequada para atender as principais especialidades médicas de interesse epidemiológico no Ceará. As unidades são constituídas de área administrativa, auditório, salas de coleta/exames, consultórios, centos de imagens, centro de terapias, centro de apoio (almoxarifado, salas, etc), resíduos sólidos e gases medicinais (vácuo, ar comprimido, O2 e GLP).

As policlínicas do tipo I oferecem consultas especializadas em oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico são radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica. As policlínicas do tipo II, instaladas nas regiões de saúde de maior densidade populacional, oferecem, ainda, consultas especializadas em endocrinologia, angiologia e neurologia, bem como os serviços de tomografia computadorizada, eletroencefalograma e endoscopia respiratória.

Assessoria de Comunicação – DAE / (85) 3487-8844)
Daniela Negreiros

Publicidade – DAE