DAE faz visita técnica ao CFO

29 de maio de 2014 - 19:26

Nesta quinta-feira(29), às 08h, o superintendente adjunto e o diretor de engenharia do Departamento de Arquitetura e Engenharia(DAE), Silvio Gentil e Artur Façanha, respectivamente, se reuniram com as equipes de engenheiros, arquitetos e fiscais do Departamento, juntamente com representantes da Construtora Galvão, Daniel Crisóstomo e Valdemar Biselli, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE). O CFO é uma obra do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Copa 2014, tendo o DAE como interveniente técnico e fiscal direto, Anco Márcio.

Na ocasião, foi realizada visita técnica com o objetivo de vistoriar todas as instalações da obra, bem como apresentar as novas tecnologias empregadas. O equipamento está sendo construído com tecnologia de ponta e materiais de alto padrão, como o aço inox utilizado nas piscinas. Trata-se de um material importado da Itália, introduzido no mercado nacional através desta obra. Destacam-se também as pistas de atletismo que utilizam material importado da Alemanha, certificados pelo Insternational Association of Athletics Federations(IAAF). Outra inovação é o muro de contenção de terra armada com blocos de contenção, pela primeira vez usado no Estado.

O projeto contempla uma área de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída. O complexo permitirá a prática de 27 modalidades esportivas existentes, atualmente, nas Olimpíadas. Para tanto, prevê quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro; salas para lutas; piscinas olímpicas e de salto ornamentais; pistas de atletismo, de skate e BMX; campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional para ginástica olímpica e lutas, com capacidade 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas(modo evento). O empreendimento terá ainda atividades voltadas para educação, esportes de base e lazer. Também está previsto heliporto para duas aeronaves, camarotes, bares, salão multiuso, hotel, praça de alimentação, alojamento e sala tecnológica para transmissões .

O CFO, que tem o objetivo de transformar o Estado em um celeiro de atletas de alto rendimento, está sendo construído em frente à Arena Castelão, na esquina entre as avenidas Alberto Craveiro e Dedé Brasil. Juntos, os dois equipamentos farão parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil, referência para a prática esportiva de alto rendimento, treinamento de atletas e área de lazer. O Centro de Formação Olímpica terá ainda passarela para pedestre, que o ligará diretamente ao Castelão. O empreendimento, que será um dos mais completos do Brasil, recebe recursos do Governo do Estado e Governo Federal no valor de R$ 226.868.871,15.

 

 

Assessoria de Comunicação – DAE

Daniela Negreiros – daniela.negreiros@dae.ce.gov.br

Publicidade – DAE

Diana Viana – diana.viana@dae.ce.gov.br