Centro de Educação a Distância é inaugurado em Sobral

15 de setembro de 2014 - 12:42

Em clima de muita alegria, a população de Sobralense compareceu a inauguração(12) do Centro de Educação a Distância do Ceará(CED). O equipamento, localizado em Sobral, na Rua Dona Iolanda Barreto,) 317, bairro Derby, possui área de 5.095,90 metros quadrados. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia(DAE), órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e acompanhada de perto por Joaé Alberto, fiscal do DAE.

O CED, que oferta ensino presencial e semipresencial para professores e estudantes, tem como objetivo colaborar para a melhoria da educação no Estado, através de formações que aproximem e utilizem as novas tecnologias como ferramenta de aceleração para o conhecimento. No novo espaço, essas ações acontecem por meio de diferentes ambientes virtuais de aprendizagem com material didático interativo e com recursos de animação, som, imagem e multimídia.

O equipamento dispõe de biblioteca, sala de aula multimidiáticas, salas de videoconferência, estúdio de rádio, estúdio de TV, auditórios com capacidade para mais de 300 pessoas, laboratório de física, biologia, matemática, química e informática. Para construir, equipar e mobiliar o Centro, foram investidos recursos no valor de R$ 15,7 milhões oriundos do Tesouro Estadual.

O Cento também busca a ampliação da oferta de cursos superior, tecnológico, técnico, extensão e aperfeiçoamento por intermédio do ensino em EaD, fortalecendo assim a Educação a Distância no Estado, contando com o apoio das instituições públicas de ensino superior e técnico do Ceará.

Inicialmente, o Centro de Educação a Distância contempla ainda o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), nas diciplinas de português e matemática. De acordo com a professora da Escola Maria José, Taciane Lima, o programa tem o objetivo de melhorar e incentivar a aprendizagem, bem como a inclusão digital.

Estiveram presentes o governador do Estado, Cid Gomes; o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda; o secretário de educação de Sobral, Maurício Holanda; o secretário de educação do Município, professor Júlio César, o diretor do CED, Hebert Lima Vasconcelos; a coordenadora do CED, Fátima Aragão, a vice-reitora da Universodade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Izabelle Mont`Alverne, prefeitos da região e demais autoridades.

Assessoria de Comunicação – DAE / (85)3487-8844

Jornalista