Centro de Formação Olímpica vai dispor de salas destinadas às federações esportivas

12 de novembro de 2014 - 16:19

Além da prática de 26 modalidades olímpicas e outros esportes populares como futsal e karatê, o Centro de Formação Olímpica (CFO) também dispobilizará espaço para atender às federações esportivas. O equipamento abrigará local amplo e confortável à disposição das entidades.

A Sala das Federações está em fase de finalização no terceiro nível do prédio de alojamentos. O espaço vai contar com recepção, sala de estar, almoxarifado, arquivo, bancada de trabalho com capacidade para 20 pessoas e outras quatro salas para reuniões, três delas com capacidade para seis pessoas e uma maior para 18 pessoas.

O projeto do CFO contempla uma área de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída. O complexo prevê quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro; salas para lutas; piscinas olímpicas e de salto ornamentais; pistas de atletismo, de skate e BMX; campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional para ginástica olímpica e lutas, com capacidade 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas(modo evento). O empreendimento terá ainda atividades voltadas para educação, esportes de base e lazer. Também está previsto heliporto para duas aeronaves, camarotes, bares, salão multiuso, hotel, praça de alimentação, alojamento e sala tecnológica para transmissões .

O CFO, que tem o objetivo de transformar o Estado em um celeiro de atletas de alto rendimento, está sendo construído em frente à Arena Castelão, na esquina entre as avenidas Alberto Craveiro e Dedé Brasil. Juntos, os dois equipamentos farão parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil, referência para a prática esportiva de alto rendimento, treinamento de atletas e área de lazer. O Centro de Formação Olímpica terá ainda passarela para pedestre, que o ligará diretamente ao Castelão. O empreendimento, que será um dos mais completos do Brasil, recebe recursos do Governo do Estado e Governo Federal no valor de R$ 226.868.871,15.

O CFO é uma parceria do governo do Ceará com o Governo Federal e faz parte do Plano Brasil Medalhas, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O complexo vai integrar a Rede Nacional de Treinamento, principal projeto de legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro, e foi a primeira obra no estado contratada sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) – modalidade de licitação criada para maior eficiência de contratações públicas e aumento de competitividade entre fornecedores.

Somado ao Castelão, o Centro de Formação Olímpica formará o maior complexo desportivo do país. O CFO, administrado pela Secretaria de Grandes Eventos Esportivos (Sege) e realizado pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará, com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA, e com obras supervisionadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, tem data de entrega marcada para dezembro deste ano. A pista de skate já foi entregue à população no último dia 27 de setembro e está em pleno funcionamento.

 

 

Assessoria de Comunicação – DAE / (85)3487-8844

Jornalista

Daniela Negreiros

Publicidade

Diana Viana

Designer

Letícia Rodrigues