Governo do Estado inaugura obras supervisionadas pelo DAE, em Tauá

29 de dezembro de 2014 - 13:08

Foi inaugurado no dia 26 de dezembro, em Tauá, um conjunto de obras supervisionadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). As obras são referentes a um Núcleo de Perícia Forense, uma área de exame do Detran e o Campus da UECE.

Localizada na Região dos Inhamuns, na Rua Expedito Zacarias Pereira, s/n, Centro, Tauá, o Núcleo de Perícia Forense recebeu o investimento de R$ 2,76 milhões em obras e equipamentos, sendo R$ 904,3 mil investidos na construção do prédio, R$ 617,7 mil na desapropriação do imóvel e R$ 1,239 milhão na compra de equipamentos, mobiliário e veículos. A área total do Núcleo é de 3.115 m². O equipamento disponibilizará o serviço de Medicina Legal, realizará exames de corpo de delito em vítimas de lesão corporal, violência sexual, morte violenta, morte suspeita, além de segurados pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causado por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). A Perícia Forense beneficiará uma população de 322.671 habitantes da Região, destinando atendimento especializado a 11 municípios: Tauá, Aiuaba, Ararendá, Ipaporanga, Poranga, Arneiroz, Crateús, Independência, Novo Oriente, Parambu e Quiterianópolis.

Em seguida foi realizada a inauguração da nova área de exame de prática de direção da Sede Regional do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-ce), que, além de Tauá, beneficiará seis municípios da Região: Quiterianópolis, Mombaça, Piquet Carneiro, Parambu, Arneiroz e Aiuaba. A estrutura é dotada de uma estrutura física mais confortável, onde pode-se, além de tantos outros serviços, treinar para o exame de direção. A pista de exames de prática de direção ocupa um terreno de 21.285m². Já a sede da Regional do Departamento de Tauá tem um terreno de 11.553m², dos quais 955m² é de área construída. O equipamento é localizado na BR-020, KM 89.

Já o novo Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC) recebeu mais de R$ 3,3 milhões de investimento em obras e mobiliários do Tesouro do Estado. Com a readequação do Campus, a construção do prédio é destinada a ser um Centro de Excelência em Formação de Professores, que permite almejar novos cursos, como Matemática, Física, História, Geografia e Letras Português. O Centro passou a ter 1.910,4 m², 14 salas de aulas, 1 auditório para 214 pessoas, 3 coordenações de curso, 1 biblioteca, 1 sala de estudos, 1 laboratório de informática para 49 computadores, 2 laboratórios de ensino (de Química e de Biologia), 1 secretaria, 1 controle acadêmico, 1 protocolo, 1 depósito, 1 almoxarifado, 1 sala de reunião, 1 sala de professores, 1 cantina, 1 hall para os funcionários, 1 sala da Direção e 1 sala da Vice-direção.

Estiveram presentes nas inaugurações o governador Cid Gomes; o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira; a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar; do deputado federal, Domingos Neto e deputado estadual eleito Odilon Aguiar; o presidente da Cogerh, Antônio Treze; o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio; os superintendentes do DER,  DAE e Detran, Sérgio Azevedo, Quintino Vieira e Igor Ponte, respectivamente; o perito geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Maximiniano Leite; o Presidente estadual do PT, De Assis Diniz, e Domingos Filho, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios; o professor José Jackson Sampaio, reitor da Uece e demais lideranças.

Assessoria de Comunicação – DAE (85) 3487-8844

Jornalista