Ceará IV: programa tem 932 km de obras em andamento

14 de janeiro de 2015 - 15:46

Atualmente encontra-se em obras 932 quilômetros de rodovias, entre pavimentação e restauração,  pelo Programa Viário de Integração e Logística – Ceará IV do Governo do Estado. De acordo com o geólogo e coordenador de obras do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Quirino Ponte, estão em execução os trechos do primeiro e segundo grupo de obras do programa. Já o terceiro grupo de obras estão sendo elaboradas sínteses individuais de cada trecho a ser enviada para o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para a definição da viabilidade técnica e econômica de cada obra.

No segundo semestre de 2014 foram iniciadas as obras correspondentes ao segundo grupo do Ceará IV, que tem nove trechos de pavimentação e 11 de restauração, totalizando 716 quilômetros de extensão. O investimento nesta etapa é de R$ 525 milhões. Quirino ressalta que as únicas exceções deste grupo são: Piquet Carneiro – Senador Pompeu e Entr. CE 377 (Santa Cruz) – Entr. CE 265 (Poço Novo) – Cabeça Preta, aguardando contratação das empresas.

No início de 2014 o DER iniciou os oito trechos do primeiro grupo do programa, sendo quatro de pavimentação e outros quatro de restauração. O investimento de R$ 178 milhões equivale a 90 km de pavimentação e 182 km de restauração.

O Ceará IV consiste na ampliação e melhoria da malha rodoviária estadual, desenvolvimento de planos de fortalecimento institucional, objetivando melhorar a integração regional e a logística econômica-produtiva, através de intervenções previstas na malha viária, proporcionando maior acessibilidade aos Polos de Desenvolvimento e integração dos grandes eixos viários de escoamento da produção, portos e aeroportos do Estado.

O Programa Ceará IV financiará a reabilitação de 1.390 km e a pavimentação de 601 km de rodovias, eliminando a descontinuidades na malha pavimentada aumentando a conectividade e a eficiência da rede. Isso diminuirá a necessidade dos motoristas de usarem vias secundárias, diminuindo distâncias e custos de transportes. A nova malha interligará eixos viários com pólos de desenvolvimento produtivo.

Assessoria de Comunicação do DER
Fone: (85) 3101-5788 / 5310