Prédio da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas é inaugurado

26 de junho de 2015 - 11:31

Foi inaugurada (25) a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), localizada na Rua Oto de Alencar, 193 (em frente a Praça do Liceu do Ceará), antiga sede da Escola de Ensino Fundamental e Médio Juvenal Galeno. O prédio foi completamente restaurado para abrigar toda a estrutura da SPD, além do Centro de Referência sobre Drogas (CRD).

Na ocasião, a vice-governadora Izolda Cela afirmou que a política sobre drogas é um contexto desafiador, mas que “podemos fazer mais e melhor se estivermos todos conectados”, concluiu. A secretária de Política sobre Drogas, Mirian Sobreira, complementou dizendo que a Secretaria visa articular, coordenar as políticas sobre drogas, diminuir o uso, tratar os usuários e ajudar na inserção social destes.

A intervenção realizada no prédio foi a reforma e restauração das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, iluminação, pintura interna e externa, climatização e acessibilidade (piso tátil, rampas, sinalizações e plataforma elevatória). O imóvel foi todo forrado, os banheiros renovados e a fiação elétrica danificada substituída. A obra custou R$ 475.120,62 (quatrocentos e setenta e cinco mil, cento e vinte reais e sessenta e dois centavos) com recursos oriundos do Tesouro do Estado. O representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Governo federal, Lucas Albuquerque, presente na cerimônia de inauguração, parabenizou a belíssima instalação da Secretaria.

A construção de 1923, tinha pórtico, varanda e vitrais de influência normanda e de acordo com a arquiteta responsável pela reforma e restauração da SPD, Bianca Lobo, o projeto segue a ideia artística de resgate da arquitetura original. Para isso foi realizado o resgate da fachada, a troca de esquadrias e a recuperação dos ladrilhos da lateral, visando também a ventilação e iluminação natural. As melhorias incluem ainda a troca de piso de algumas salas por porcelanato, com a permanência do piso original ladrilho hidráulico 15X15 em outras; além da reforma de todos os banheiros, utilizando divisórias e bancada de granito com cuba de apoio. As escadas ainda ganharam piso de granito e corrimão inox. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Governo do Estado (DAE), órgão vinculada a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e acompanhada de perto pela equipe de fiscais, Pedro Cidade e João Alberto. Mirian Sobreira, titular da pasta, aproveitou o momento para agradecer pessoalmente o superintendente do DAE, Silvio Campos, pela dedicação e trabalho desempenhado.

No evento, também estiveram presentes o chefe de gabinete Élcio Batista, os secretários Hélio Leitão (Justiça e Cidadania – Sejus), Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS), Socorro França, (Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública – CGD), Nelson Martins (Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE), Guilherme Sampaio (Cultura – Secult), Acrísio Sena (Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais), Prof. Dr. Jackson Sampaio (UECE), Coronel Carlos Gurgel, (Corpo de Bombeiros Militar) e Andrade Júnior (Polícia Civil), secretário adjunto e executivo da SPD, Marcelo Uchôa e Aline Bezerra, respectivamente; diretor de planejamento e gerente de arquitetura Paulo Neiva e João Paulo Espínola, ambos do DAE, além dos deputados Ely Aguiar, Wagner Sousa e Augusta Brito, comunidades terapêuticas e grupo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Assessoria de Comunicação – DAE

Daniela Negreiros