Secretário da Infraestrutura realiza visita técnica ao Porto do Pecém

26 de junho de 2015 - 12:56

O secretário da Infraestrutura, André Facó, visitou na manhã desta sexta-feira (26) as obras da segunda expansão do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, litoral oeste do Ceará. Acompanhado de uma equipe técnica da Seinfra, o secretário pôde conferir o andamento da construção dos três novos berços de atracação que devem ficar prontos até o primeiro semestre de 2016. Para o secretário, a ampliação do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) vai reforçar o papel fundamental do porto na garantia de infraestrutura econômica para o estado. "A meta é que, nos próximos quatro anos, o Porto do Pecém esteja entre os cinco portos mais movimentados do país. É isso que pretendemos, principalmente, a partir da operação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e com a abertura do Canal do Panamá", reforça André Facó.

2015-06-26-4tO andamento das obras também foi acompanhado pelo novo diretor presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, que assumiu a função no último dia 19. De acordo com o presidente, a nova gestão será focada no acompanhamento do cronograma de expansão do porto, já que a obra é fundamental para fomentar a captação de empreendimentos de grande porte para o Estado, o que resulta em impactos positivos para a economia cearense.

Danilo Serpa também reforçou a importância de investimentos que possam garantir o desenvolvimento do Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP). "Com a siderúrgica entrando em operação, o Porto ganha um novo olhar  para o mundo, já que os insumos entram por aqui e a produção também sai por aqui”, complementa. A ideia é buscar parcerias para a atração de mais navios e de novas rotas internacionais a partir do Ceará.

Danilo Serpa é o novo diretor presidente da Cearáportos

O novo diretor presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, assumiu o cargo na última sexta-feira (19). Ele é graduado em Administração de Empresas pela 2015-06-26-1tUniversidade de Fortaleza (Unifor) e pós-graduado em Gestão Pública. De junho de 2012 até dezembro de 2014 exerceu o cargo de chefe de gabinete do Governo do Ceará, comandando junto ao governador Cid Gomes todas as obras e ações executados no Estado. Entre 2007 e 2010, esteve como Chefe da Representação do Governo do Ceará em Brasília, atuando junto aos Ministérios e Congresso Nacional nos projetos e convênios de interesse do Estado. Estava a frente da Secretaria de Relações Institucionais.

S2015-06-26-2taiba mais
As obras da segunda expansão do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, continuam em execução no sentido de implantar o aterro hidráulico dos novos berços de atracação do Terminal do Múltiplo Uso (TMUT), a engorda do quebra-mar e a estrada de acesso à nova ponte do equipamento. O projeto inclui uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente, a pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra-mar em cerca de 90 metros; o alargamento da ponte; e a construção de cais com três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. A expansão, executada pelo consórcio Marquise/QG/Ivaí (Construtora Marquise, Queiroz Galvão e Ivaí Engenharia de Obras), deverá concluir os trabalhos em fevereiro de 2017.

Fonte: Site da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra)