HUB: Governo do Estado, Prefeitura e Fiec se reúnem para traçar estratégias de mobilização

6 de julho de 2015 - 16:55

O encontro discutiu ações estratégicas para desenvolvimento econômico, centralizando as principais ações em prol do HUB da empresa

O governador Camilo Santana se reuniu na manhã desta segunda-feira (6), no Palácio da Abolição, com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente da Federação das Industrias do Ceará (FIEC), Beto Studart. Em discussão, principalmente ações e medidas em defesa do HUB da TAM na capital e o desenvolvimento industrial do Estado. "Criamos um grupo para continuar a mobilização em torno do HUB da TAM em Fortaleza. Estamos juntos com a Prefeitura e a Fiec para traçar estratégias e garantir o atendimento às demandas que a empresa tem nos colocados", citou o governador.

Durante a reunião, os chefes do executivo do Estado e Município, secretários de Estado e representantes da Fiec debateram os principais pontos para o estabelecimento do HUB, incrementando ações para o desenvolvimento das indústrias do Estado. “Nós ficamos animados em participar dessa união de ações e estratégicas convergentes, tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura de Fortaleza, para o desenvolvimento econômico do Estado. Desta forma, estamos debruçados nesta mobilização encabeçada pelo Estado para trazer este investimento de bastante importância para o Ceará”, destacou Beto Studart.

Sobre o HUB da Tam

No dia 22 de junho, o governador Camilo Santana reuniu no Palácio da Abolição mais de mil representantes da sociedade civil, lideranças empresariais e políticas para trazer o centro de conexões para o estado. Com a mobilização “Todos Unidos pelo HUB da TAM no Ceará”, Camilo procura sensibilizar sobre a importância do empreendimento para o Estado, não apenas com o objetivo de consolidar a vocação turística, mas fortalecer a economia cearense no longo prazo. “O Ceará tem feito muitos investimentos que têm potencializado o turismo nos últimos anos. Não tenho dúvida de que temos infraestrutura necessária para receber o equipamento”, ressaltou o governador, na ocasião.

O HUB representa investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos, além de um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços como um todo. Com a instalação do empreendimento, o Ceará terá crescente oferta de voos diretos, começando com 14 voos para a Europa.

Segundo o governador, a TAM está fazendo um acompanhamento técnico das ações executadas pelo Governo e pela Prefeitura para viabilizar o empreendimento. “Atualmente, foi nos colocado como principal medida as condições aeroportuárias do Estado. Um dessas ações que nos foi estabelecido seria a adesão da concessão do nosso Aeroporto. E nós garantimos. Foi um dos pré-requisitos da empresa para aceitação da nossa proposta. Por isso, no que depender do Governo Federal, Estado e da Prefeitura de Fortaleza, nós vamos garantir todas as condições necessárias para a vinda do HUB para o nosso Estado”, ressaltou.

Estiveram presentes na reunião os secretários Élcio Batista (Chefia de Gabinete), Alexandre Landim (Casa Civil), Arialdo Pinho (Turismo), André Facó (Infraestrutura), além do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o presidente da Fiec, Beto Studart.

O que é um HUB

Hub é um aeroporto que se destaca no contexto de um país ou região pela sua dimensão e pela sua atração de um grande número de voos, abrindo maiores possibilidades de receber visitantes. Também se pode denominar hub ao aeroporto onde uma determinada companhia aérea possui a sua sede, hangares ou terminais dedicados.

Desenvolvimento do Ceará

A instalação de um HUB no principal aeroporto do Ceará, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, representa um avanço significativo para a economia do Estado. Isso porque cerca de 73% da economia cearense são baseados em serviços, alavancados principalmente pelo turismo.

Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), somente na última alta estação o Ceará recebeu 1.023.485 turistas. O período compreende os meses de dezembro de 2014 e janeiro e fevereiro deste ano. A demanda de visitantes teve um acréscimo de 5,3% em comparação com os números do mesmo período do ano anterior, quando o Estado recebeu 971.350 turistas. Foi gerada uma receita de R$ 2,1 bilhões durante a alta estação, número 23,8% maior que no ano passado.

Um centro de conexões aeroviárias facilita, do ponto de vista logístico e empresarial, a oferta e a procura por pacotes para um destino já consolidado como é o Ceará. Comprovado pelo segundo ano consecutivo como o melhor Estado destino do Brasil pelos agentes de viagem do Estado de São Paulo, o maior mercado emissor de turistas do País.

Fotografia: Carlos Gibaja

06.07.2015

Wilame Januário
Repórter / Célula da Reportagem