Governo do Estado inaugura obra de recuperação ambiental e urbanização no bairro Seminário, em Crato

9 de julho de 2015 - 14:05

  Será inaugurada nesta sexta-feira (10), a primeira etapa da obra de recuperação ambiental e urbanização no bairro Seminário, no Crato. A área de intervenção, de 14,3 hectares, fica entre aos logradouros Rua Coronel Luis Teixeira, o canal do Granjeiro, a Rua Padre Lemos/Manoel Almino de Lima e a Rua N. S. de Fátima. A obra faz parte do programa Cidades do Ceará – Cariri Central (Cidades I), da Secretaria da Cidades e supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Governo do Estado (DAE), órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Lá, foram executados os serviços de contenção da encosta e trabalhos de recomposição da vegetação local. O Projeto também contou com a construção de uma via paisagística no topo da encosta, com extensão de 1,2 quilômetros, onde foram realizados serviços de drenagem, terraplenagem, iluminação, paisagismo, esgoto, sinalização e espaços de contemplação de paisagem, lazer e esporte, com mobiliário urbano (bancos, lixeiras, brinquedos, guarda-corpo, etc.). Além disso, o reassentamento de famílias e serviços de esgotamento sanitário de parte da bacia do bairro, atendendo 12.500 famílias com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto.

 Foram utilizadas as técnicas de muros terrae como sustentação de contenção. Esta técnica é utilizada em sistemas de sustentação para murros em aterro ou em corte, trata-se de um processo construtivo desenvolvido com base nos chamados muros segmentais. Os muros são compostos por blocos pré-moldados intertravados como paramento frontal e geogrelhas de alta rigidez. Este sistema está presente em cerca de 300 obras no Brasil e no exterior, em diversas situações e condições de projetos de estruturas de contenção, canalização, revestimento de encostas e paisagismo.

A técnica de muro terrae também foi utilizada para a contenção da voçoroca chamada de “Vulcão”. A voçoroca é a evolução de um processo erosivo intenso causado pela concentração de enxurradas e desmoronamentos em depressões mal protegidas que acumulam grandes volumes de água a uma alta velocidade. O método usado tem como principal característica a construção a seco (sem uso de concreto), rapidez, simplicidade, versatilidade na execução de patamares (curvas e cantos), sistema auto-drenante, melhor aspecto estético da obra final, utilização do próprio solo local como aterro e redução de entulho. Tudo isso promovendo a estabilização geral do maciço.

Também foram realizados trabalhos de recomposição da vegetação do local com o plantio de árvores nativas. No serviço de esgotamento sanitário foram implantadas redes coletoras e 2.311 ligações domiciliares, além da construção de Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.). A obra completa tem o investimento de R$ 31.387.448,17, financiada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
De acordo com o superintendente do DAE, esta obra trará impacto para todo o município do Crato, especialmente para os moradores do Seminário. “Com a recuperação ambiental e urbanização do bairro, as pessoas terão lazer e vão poder praticar esportes, contemplar a cidade, tudo isso com saneamento, iluminação e sem correr o risco de deslizamento”, declarou.

 

 

Imagens: Franco Neto

 

Assessoria de Comunicação – DAE

Daniela Negreiros
Jornalista

Diana Viana
Publicitária