Governador inaugura escola de ensino médio em comunidade rural de Assaré

20 de julho de 2015 - 11:45

O governador Camilo Santana inaugurou, neste domingo (19), a Escola de Ensino Médio Patativa do Assaré, na comunidade de Serra de Santana, em Assaré. Totalmente reformada e reestruturada, a nova escola tem 12 salas de aula com capacidade para atender até 480 estudantes por turno (manhã, tarde e noite). "Essa é uma escola que a comunidade merece. Moderna, bonita, com um ótimo ginásio poliesportivo, entre outras coisas que permite o maior acesso dos alunos que moram nesta área rural. Essa é uma política que o Governo do Estado, em parceria direta com Governo Federal, tem adotado de levar a escola cada vez mais próxima daqueles que estão em qualquer parte do estado", destacou o governador.

Rescola9A unidade de ensino foi inaugurada com aporte financeiro no valor de R$ 3,8 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal. A nova escola conta com biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências nas disciplinas de Química, Biologia, Física e Matemática; sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva. "Para mim, isso foi uma grande melhoria. Só em saber que minhas filhas não precisarão mais se deslocar até o centro da Cidade para poder estudar. Não tenho palavras para agradecer. Além do que, tudo é muito bonito, vistoso e moderno", comentou a agricultora Maria Xavier.

Homenagem e os 150 anos de Assaré

A escola leva o nome do expressivo poeta cearense, Antônio Gonçalves da Silva, também conhecido como Patativa do Assaré. Nascido na Serra de Santana, em 1909, o poeta popular mostrou em seu trabalho a vida do homem no sertão, através de uma linguagem simples e poética. Cantou o nome do Estado e, principalmente de sua cidade, propagando a arte e a cultura local para todo o mundo.

Rescola6O evento também celebrou os 150 anos da cidade de Assaré. Emocionado, o governador chamou todos para que cantassem os parabéns da cidade. "Faço questão de vir para Assaré, pois é um local onde me sinto bem recebido e atendido. Devo muito também ao Patativa e sou muito grato por ter convivido com este grande homem nos saraus da minha casa", falou emocionado.

Foto oficial em destaque

RfotosparedeDurante a cerimônia, o governador também fez questão de entregar no novo equipamento as fotos oficiais do Governo do Estado. Tratam-se de imagens do povo cearense, para valorizar as pessoas para os quais são prestados os serviços públicos no Estado. Na ocasião, foram entregues as fotos da estudante de Fortaleza, Juliana Tavares, 30 anos; da dona de casa de Beberibe, Maria da Conceição Aquino, 60 anos; e do estudante Irismar Vasconcelos, de12 anos.

Estiveram ainda na inauguração, representando o Governo Federal, Idilvan Alencar, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os secretários Maurício Holanda (Educação) e Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário), o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) Sílvio Campos; os deputados federais José Guimarães e Domingos Neto; o deputado estadual Sineval Roque, além de prefeitos, secretários e vereadores da região.

Marcos Studart / Fotógrafo / Governo do Estado

20.07.2015