Estado assina acordo de cooperação para obras na CE-176

6 de novembro de 2015 - 13:12

Mais um trecho da CE- 176, no município de Amontada, ganhará pavimentação e revestimento, levando segurança, conforto e desenvolvimento para a região. A obra vai beneficiar, pelo menos, 15 mil pessoas que residem no Distrito de Moitas e Icaraizinho de Amontada, trecho com forte vocação turística. A expectativa é também estimular o turismo, gerando emprego e renda. O secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, destacou a importância da obra, que é fruto de diálogo com a comunidade. “Esse acordo acontece depois de várias reuniões com participação da população local. A estrada é fruto de união de forças e reivindicação popular. Além disso, expressa as principais marcas do governo Camilo Santana que são o diálogo, desenvolvimento sustentável e construção social através de soluções tomadas em conjunto”, afirmou.

O benefício acontece graças a uma parceria técnica e financeira, firmada nesta quinta-feira (5) entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura ( Seinfra) e Departamento Estadual de Rodovias (DER), o município de Amontada e a CPFL Energias Renováveis. A obra tem extensão de 4,73 km incluindo pavimentação e revestimento da rodovia.  O valor global é de R$ 5.850.000,00 sendo parte do tesouro do Estado (2.850.000,00) e o restante (R$ 3.000.000,00) da iniciativa privada, pela CPFL Energias Renováveis. O montante oriundo do tesouro estadual é o resultado também de mobilização parlamentar do deputado federal José Airton e dos deputados estaduais Roberto Mesquita, José Sarto e Robério Monteiro.

Para o Secretário de Infraestrutura do Ceará, André Facó, a parceria com a iniciativa privada é uma grande oportunidade para gerar desenvolvimento para o Ceará. “O Governo do Estado, através do Gabinete do Governador, construiu uma solução unindo os interesses da comunidade com os interesses da iniciativa privada, possibilitando um exercício de sustentabilidade, tanto ambiental, com o incentivo à produção de energia eólica, como de sustentabilidade social, com o entendimento permanente com a população’, reforçou André Facó.

web MVS1842O presidente da CPFL ressaltou a iniciativa do Governo do Estado em acreditar no projeto e tornar possível o benefício para os moradores. “É de extrema importância essa parceria com o poder público. A CPFL tem estrutura instalada em Amontada e desenvolve projetos além do contato popular permanente. A necessidade dessa intervenção prevista no acordo foi o resultado de muitas reuniões com a associação dos moradores e agora passa a ser realidade graças ao apoio dos envolvidos”, apontou o diretor da empresa, Márcio Severi.

Para a presidente da Associação Cultural do Litoral de Amontada com sede em Moitas, Maria Fernanda, o momento é histórico. “Uma reivindicação da comunidade que chamou a atenção dos poderes de diferentes naturezas. Nós pensamos em promover melhorias na estrada e buscamos apoio. Hoje estamos concretizando esse momento”. afirmou.

Assinaram o acordo, o Secretário da Infraestrutura do Ceará, André Facó, o Superintendente do DER, Sérgio Fontenele, o prefeito de Amontada, Paulo César dos Santos, o presidente da CPFL Energia Renováveis, André Dorf e o diretor de Relações Institucionais da empresa, Márcio Severi. “Nós estamos muito felizes com a assinatura do acordo. Conquistamos muito espaço para diálogo no governo Camilo Santana e estamos concretizando mais essa vitória. A população beneficiada está muito feliz e isso é o resultado de uma força tarefa que uniu Governo do Estado, Prefeitura de Amontada, parlamentares e a iniciativa privada que atua na região”, destacou o prefeito de Amontada.

Fotos: Marcos Studart

Ana Martins