DAE participa de reunião de avaliação do Plano de Estabilização do Sistema Socioeducativo

11 de novembro de 2015 - 18:46

DAE participa de reunião de avaliação do Plano de Estabilização do Sistema Socioeducativo

 

 

As principais pastas do Governo do Estado ligadas à política socioeducativa estiveram reunidas, na noite desta terça-feira (10), para a análise das ações nas primeiras 24 horas de vigência do Plano de Estabilização do Sistema Socioeducativo, lançado na última segunda-feira (9). O encontro ocorreu no Palácio da Abolição e foi comandado pelo secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista.

O Superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Sílvio Campos, esteve presente na reunião. Em pauta, a ação do mutirão processual, o andamento das reformas nos centros que foram danificados recentemente, e o reforço nas ações de acolhimento e lazer nas unidades de transição, como o atendimento às mães dos acolhidos e o incremento do apoio aos egressos do sistema através do mutirão com ação da STDS, Vice-Governadoria e pelas entidades que trabalham com o tema em âmbito municipal. O decreto que institui a controladoria do sistema e os Núcleos de Prática Restaurativas serão publicados nesta quarta-feira.

Cabe ao DAE a recuperação de seis unidades localizadas em Fortaleza e uma de Sobral, além da instalação de dois centros de transição, um em Aquiraz e outro na capital. Os centros de transição funcionarão com atuação de socioeducadores e reforço de segurança até a liberação de novas vagas, oriundas do mutirão processual, e à medida que as unidades depredadas sejam entregues.

Entre os participantes do encontro estiveram os secretários Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social), Delci Teixeira (Segurança Pública e Defesa Social), Juvêncio Viana (Procuradoria Geral), Socorro França (Controladoria de Disciplina), Fernando Oliveira (Vice-governadoria) e Maurício Holanda (Educação); os coordenadores de Direitos Humanos, Demitri Cruz, de Juventude, David Barros, e de Mulheres, Camila Silveira; além do comandante geral da Polícia Militar, Giovane Pinheiro, do Corpo de Bombeiros, José Carlos Gurgel, delegado geral da Polícia Civil, Andrade Junior, e do representante da Unicef, Ruy Aguiar.

Outras reuniões de monitoramento estão agendadas para o decorrer desta semana.

Fotos: Tiago Stille

 

Assessoria de Comunicação DAE

Déborah Duarte – Jornalista

Dianna Viana – Publicitária