Programa Ceará IV
25 de fevereiro de 2016 - 12:56
1. JUSTIFICATIVA
Apesar dos sistemáticos investimentos feitos nos últimos anos pelo Governo do Estado do Ceará no setor rodoviário, ainda se observa a necessidade de melhorias da sua infraestrutura de transporte, seja para integrar logísticas desse modal de transporte com o sistema ferroviário para implantação de grandes empreendimentos como a siderurgia e a refinaria do Pecém, destinadas às exportações e importações dos produtos ali gerados, seja para minimizar ocorrências de acidentes rodoviários decorrentes da incompatibilidade geométrica e estrutural do pavimento, etc.
Para alcance desses objetivos fez-se necessário continuar com o processo de ampliação e renovação da malha rodoviária, através da adequação de classe de rodovias, de forma a permitir a utilização de veículos de grande porte nos principais corredores de transporte logístico do estado. Dessa forma, foi concebido o Programa Viário de Integração e Logística – Ceará IV, objeto do Projeto BR – L1326, que originou o Contrato de Empréstimo nº 2964/OC-BR, valor de US$ 504,116,667.00, com o seguinte quadro de inversão: BID: US$ 400,000,000.00 e ESTADO DO CEARÁ: US$ 104,116,667.00, o qual propiciará a integração dos polos de desenvolvimento de Camocim, Sobral, Santa Quitéria, Crateús, Quixadá, Russas, Tauá, Iguatu e Barbalha aos portos do Mucuripe, Pecém e os Aeroportos Internacional e Regionais do Estado do Ceará e melhorará as condições de mobilidade, conectividade da malha rodoviária estadual.
2. OBJETIVOS
Geral: Aumentar a competitividade e o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado.
Específicos:
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Melhorar as condições de mobilidade e conectividade nos corredores rodoviários estratégicos de integração aos polos produtivos e a outros modos de transporte;
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Facilitar o escoamento da produção;
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Reduzir os custos operacionais de veículos, com redução dos tempos de viagem dos usuários nos segmentos a serem pavimentados ou melhorados,
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Melhorar as condições físicas e operacionais da infraestrutura de transporte e logística, através, inclusive, do alargamento da plataforma de alguns corredores;
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Melhorar o planejamento e gestão das rodovias estaduais.
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Melhorar a segurança viária na malha rodoviária estadual;
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Fortalecer institucionalmente o DER, através do desenvolvimento do Plano Estadual de Logística de Transporte (PELT) e da capacitação de servidores do Órgão.
3. AÇÕES PREVISTAS (METAS)
a. Pavimentação de 600 km de rodovias;
b. Restauração de 1.090 km de rodovias estaduais que tenham atingindo o fim da sua vida útil;
c. Implantação de um Projeto Piloto de Conservação por Resultados para Manutenção de Rodovias;
d. Implantação do Plano Estadual de Logística de Transporte (PELT), com vistas à melhoria da gestão e manutenção da malha rodoviária.
4. PRAZO DE EXECUÇÃO
De dezembro/2013 a dezembro/2018 (5 anos contados a partir de 27/12/2013, data da assinatura do Contrato de Empréstimo nº 2964/OC-BR do Programa.
5. LOCALIZAÇÃO
O Programa beneficiará as regiões situadas na área de influência dos diversos Distritos Operacionais, com abrangência de quase 100% do território do Estado do Ceará, conforme se vê no Mapa a seguir.
6. COMPOSIÇÃO DO PROGRAMA (1ª etapa)
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O Programa se constitui de 3 (três) componentes, os quais são subdivididos nos subcomponentes descritos no quadro a seguir:
COMPONENTES DO PROGRAMA
7. OBRAS DO PROGRAMA