Estado realiza ações na educação e no abastecimento d’água de Acaraú

15 de abril de 2016 - 16:37

Foi inaugurada uma nova escola, além de um sistema de abastecimento d’água e a entrega de cartas de crédito para sistemas de abastecimento da região

ARI8551 webO entusiasmo e a alegria podiam ser vistos de perto na noite desta quarta-feira (13) em cada sorriso e olhar de surpresa dos alunos da nova Escola de Ensino Médio (EEM) Geraldo Benoni Gomes Silveira, localizado no distrito de Lagoa do Carneiro, em Acaraú, a 230 km da Capital. Os mesmos sentimentos eram percebidos nos agricultores beneficiados pelo sistema de abastecimento d’água e pela entrega de cartas de crédito para sistemas de abastecimento d’água.

ARI8825 webNa nova escola, os estudantes puderam percorrer o local para ver de perto todas as instalações, equipamentos e novas tecnologias que irão usar a partir de agora. O governador Camilo Santana também fez o percurso, sendo recepcionado por todo o corpo docente e alunos da escola. “Eu sempre fico feliz e empolgado quando venho inaugurar um equipamento da área de educação, por acreditar que esse é o maior investimento se quisermos ver de forma palpável o crescimento do nosso Estado. É desta forma que podemos dar mais oportunidade para os nossas crianças e jovens e um futuro mais digno a todas elas”, afirmou o governador.

Escola de excelência para o Interior

ARI8597 webA nova Escola de Ensino Médio tem seis salas de aula com capacidade para atender até 810 estudantes nos três turnos (manhã, tarde e noite) e vai dispor de biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), anfiteatro, sala de vídeo, sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva. A área construída é de 2.690,48 metros quadrados. A nova escola teve um investimento de R$ 4,82 milhões, entre recursos do Estado e da União, ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3, sediada em Acaraú.

ARI8624 webDe acordo com o governador, a educação é um dos principais investimentos do Estado. “Com a educação, diminuímos a violência, prevenimos na questão da saúde, investimos mais na nossa economia. E, não tenham dúvida, o Governo do Estado tem investido muito nas políticas públicas que possam melhorar a vida do estudante de um distrito do Interior a alcançar seu sonho de ser médico, por exemplo. Se eu puder ajudar para que ele possa transformar seu sonho em realidade, eu farei”, destacou.

A aluna Francileide da Silveira, de 16 anos, não escondeu o entusiamo e a alegria, na noite desta quarta-feira (13), ao discursar para as autoridades, diretores e professores durante a cerimônia de inauguração da EEM. “Essa escola tem um grande valor na vida de todos nós alunos. Tenho certeza que os ensinamentos que vamos adquirir nesta escola vai transformar a minha vida e a dos meus colegas. Antes, nós da região, nunca imaginaríamos que pudéssemos estudar em uma escola tão moderna quanto essa. Agora, a utopia foi se tornando realidade. Esse é mais um orgulho nosso e da nossa localidade”, comentou a estudante.

Famílias beneficiadas com o sistema de abastecimento d’água

ARI8674 webNa ocasião, o governador Camilo Santana também realizou a inauguração do sistema de abastecimento d’água e a entrega de três cartas de crédito para sistemas de abastecimento do litoral oeste, em Acaraú. “Atualmente, não há nada que dê mais dignidade a qualquer família do que água em suas casas. Estamos em época de crise hídrica, portanto é preciso que façamos ainda mais ações de estruturação para que possamos levar a essas comunidade, principalmente as mais distantes dos centros urbanos, água limpa e de qualidade”, destacou o chefe do Executivo estadual.

ARI8775 webCom o investimento total de R$1,76 milhão, dos quais 90% são financiadas pelo Governo Federal e outros 10% pelo Governo do Estado, as ações vão atender o total de 353 famílias. Advindo do Programa Água para Todos, os projetos de abastecimento entregues beneficiarão as comunidades Alto da Boa Vista, Córrego das Varas, Córrego dos Augustino e Medeiros.

Para o prefeito Alexandre Gomes, de Acaraú, as ações do Governo do Estado ajudam no crescimento do município. “A inauguração dessa escola e a ações assinadas nesta noite pelo governador Camilo Santana sinalizam um alento para todos os cidadãos do município. Todas essas ações vão ajudar para estruturar ainda mais e melhor a educação das nossas crianças, além de dar mais suporte as famílias que convivem com a seca no sertão das nossas comunidades”, reforçou o prefeito.

Estiveram presentes na cerimônia os secretários executivos Felipe Pinheiro (Desenvolvimento Agrário) e Dalila Saldanha (Educação); o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Silvio Gentil; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; os deputados estaduais Manuel Duca e Robério Monteiro.