Governador visita CFO e recebe presente da delegação de Cuba

28 de julho de 2016 - 15:19

 

Além de visitar as instalações, Camilo Santana também participou de um almoço com os atletas e técnicos cubanos

 

O governador Camilo Santana visitou nesta quarta-feira (27) o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), onde a delegação de atletismo de Cuba se prepara para as Olimpíadas Rio 2016. Após visitar algumas instalações do CFO – pista de atletismo, salas de musculação e levantamento de peso, quadras de treino, ginásio e dormitórios -, Camilo recebeu das mãos da atleta Denia Caballero, atual campeã mundial no lançamento de disco, uma camisa da equipe olímpica. Os secretários Alexandre Landim (Casa Civil) e Jeová Mota (Esporte) também foram presenteados.
 

R CFO MG 4422“Fico muito honrado pelo presente e satisfeito por ver que a equipe cubana está se preparando adequadamente para a Rio 2016 em nosso Centro de Formação Olímpica. Aproveito para desejar muita sorte aos atletas durante os Jogos Olímpicos”, citou o governador Camilo Santana, que almoçou com a delegação de Cuba no refeitório do CFO. 
 

A equipe cubana está em Fortaleza desde o último dia 21 e segue na Capital até o dia 15 de agosto. Os treinamentos acontecem em uma área equipada com uma pista de oito raias, que margeia um campo oficial para práticas de lançamentos de disco, dardo, martelo e peso, além de contemplar o salto com vara, em altura e em distância. Os atletas cubanos serão os primeiros a utilizar as instalações do Centro de Formação Olímpica do Nordeste. No dia 1º de agosto desembarca em Fortaleza a delegação de atletismo da Argentina.
 

Segundo o secretário do Esporte, Jeová Mota, a presença dos atletas no CFO vem se mostrando cada dia mais positiva. “É de uma importância singular a presença de Cuba no CFO. Nesse período em que se preparam para a Rio 2016, estamos conseguindo observar a boa funcionalidade do equipamento, uma vez que temos a ala médica, os dormitórios, a academia e o refeitório, além dos locais de treino, sendo utilizados quase que simultaneamente e sem nenhum imprevisto. Esse, certamente, é mais um ponto positivo nesse intercâmbio olímpico”, garante o titular da Sesporte.

 

R CFO MG 4428O CFO
 

O Centro de Formação Olímpica do Nordeste, localizado em frente à Arena Castelão, em Fortaleza, faz parte da Rede Nacional de Treinamento que vem sendo estruturada pelo Ministério do Esporte em todo o País.
 

O novo equipamento tem área total de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída, e faz parte do projeto de legado dos Jogos Olímpicos de 2016, a ser disputado no Rio de Janeiro. Com a meta de estender os benefícios das Olimpíadas para todo País, o Governo do Estado do Ceará e o Governo Federal trabalharam de forma conjunta para o sucesso do complexo, que foi incluído no PAC 2 e no Plano Brasil Medalhas 2016, que destina recursos para construção e reforma de centros de treinamento em diversos estados.
 

O complexo tem estrutura para abrigar 26 modalidades olímpicas, além de modalidades  paralímpicas e outras que não integram o programa olímpico. As modalidades destacadas são: Atletismo, natação, badminton, nado sincronizado, basquete, pentatlo moderno, boxe, rúgbi, ciclismo, tênis, handebol, taekwondô, esgrima, tênis de mesa, futebol, tiro com arco, ginástica, triatlo, levantamento de peso, voleibol, hóquei sobre grama, vôlei de praia, judô, polo aquático, lutas e saltos ornamentais. Além dessas, haverá futsal e caratê. A responsabilidade pela construção é do Governo do Estado do Ceará, sendo investido um total de R$ 258,4 milhões.
 

Em setembro de 2015, o equipamento recebeu os Jogos Escolares da Juventude e teve os principais aspectos testados, como o sistema de iluminação, refrigeração e sonoro, além da hotelaria, ginásios, telão, pista, campo e piscinas, o que rendeu aprovação por parte do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

27.07.2016
 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte
Eduardo Buchholz
(85) 3101-4415 / 9 8732-1976

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará