DAE assume gestão de obras do sistema socioeducativo estadual

22 de agosto de 2016 - 10:08

O Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE-CE) assumiu temporariamente a gestão de obras e manutenção de oito unidades do sistema socioeducativo cearense. Além da gestão técnica das obras, comumente realizada pelo órgão, o DAE assume também a gestão financeira durante a transicao entre a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e a recém-criada Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

Serão administradas pelo DAE as construções e manutenções de oito unidades do sistema socioeducativo, são elas: Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), Centro Educacional São Francisco, Centro Socioeducativo do Canindezinho, Centro Educacional São Miguel, Centro Socioeducativo Passaré, Centro Educacional Dom Bosco, bem como as unidades, em Juazeiro do Norte e Iguatu, que estão em reta final de conclusão das obras físicas. O DAE continuará como interveniente técnico na construção das novas unidades em Juazeiro do Norte e Sobral.

O DAE tem aprovado cerca de R$ 6,75 milhões de reais e busca a ampliação da verba de mais R$ 500 mil para as intervenções, que estão sendo executadas pelas empresas Athos e Daterra na Região Metropolitana de Fortaleza e com as empresas Souza e Freitas e SM para as obras no interior do estado.  As obras incluem a construção parcial e total de algumas alas e setores nas unidades destruídos em motins e rebeliões realizadas pelos menores infratores, sendo realizadas diferentes intervenções de pequeno, médio e grande porte.

Atualmente, o sistema socioeducativo do Ceará é gerido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e será passado para a Seas, que tem como competência a de “coordenar a gestão e execução da política de atendimento socioeducativo do Ceará […];  coordenar a execução de programas e ações destinadas ao atendimento inicial integrado de adolescentes apreendidos para apuração de atos infracionais. As ações do sistema socioeducativo estão sendo acompanhadas pela Câmara Setorial de Segurança, sob a coordenação da Engenheira Narah Diógenes.