Estudantes da EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira, em Sobral, comemoram inauguração do novo ginásio poliesportivo

21 de setembro de 2016 - 11:40

Com um investimento total de R$ 761,8 mil, o novo espaço tem capacidade para atender 455 alunos. A meta é promover a prática de esportes, atividades culturais e integração com a comunidade e escolas da região

web MVS3807Os estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dom Walfrido Teixeira Vieira, localizada na cidade de Sobral, a 220 quilômetros de Fortaleza, não escondiam a alegria e empolgação com a inauguração do novo ginásio poliesportivo. O equipamento foi entregue, na noite desta terça-feira (20), pela vice-governadora Izolda Cela e o secretário da Educação, Idilvan Alencar, com uma grande festa e recepção dada pelos estudantes dos seis cursos oferecidos pela EEEP.

web MVS3884“Estamos felizes em entregar este equipamento que traz para escola uma nova possibilidade. Este espaço é um local para inclusão dos esportes, cultura, lazer e, inclusive, reuniões com a comunidade. Nele, se tem um espaço polivalente. Além de tudo, vem para favorecer os seus programas de ensino e a integração com os moradores e escolas da região”, disse a vice-governadora Izolda Cela para um ginásio lotado com cobertura, arquibancada e vestiários, em uma área total de 980,4 metros quadrados.

Com um investimento total de R$ 761,8 mil, oriundos dos governos Federal e Estadual, a nova estrutura vai atender os 455 alunos em um espaço adequado para a prática de esportes,  atividades culturais e de lazer, preparado para receber as modalidades de basquete, futsal e vôlei. O equipamento faz parte da rede estadual, sob a abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, sediada em Sobral.

web MVS3849Para a diretora da EEEP, Ângela Araújo, o espaço inaugurado é uma conquista de um sonho, ressaltando a importância no incentivo do esporte e lazer para o ambiente escolar. “Estamos realizando um sonho de muitos anos, desde a fundação dessa escola. Atendemos, atualmente, alunos de diversos bairros do município de Sobral, além de cidades e comunidades circunvizinhas, e precisamos de um espaço adequado como este entregue no dia de hoje. Tenho certeza que este não é um orgulho apenas para o corpo docente ou estudantil desta escola, mas de toda a comunidade que mora ao redor da EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira”, ressaltou a diretora da Escola.

web MVS3822O estudante do primeiro ano técnico em Enfermagem, Jefferson Fernandes, de 15 anos, entrou este ano na EEEP e já se diz orgulhoso por participar desde momento da escola. “Eu estou muito feliz por já chegar este ano na escola e ver a quadra sendo inaugurada. Geralmente, para atividades extracurriculares e de esportes, utilizávamos o pátio que não era bem adequado para algumas atividades. Agora, tenho certeza que vai melhorar muito em nosso aprendizado, tanto por conta da prática de educação física quanto para que nós possamos interagir mais com gincanas, feiras e festas temáticas”, falou o aluno.

Conheça a EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira

A EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira começou suas atividades em 2008, sendo a primeira em tempo integral da Cidade e a segunda do Estado. Oferta, atualmente, os cursos técnicos em enfermagem, saúde bucal, massoterapia, informática, rede de computadores e produção de áudio e vídeo. Além de proporcionar a formação para o mundo do trabalho, paralelamente ao conteúdo da base curricular tradicional do Ensino Médio, a escola trabalha o desenvolvimento dos estudantes por meio de projetos pedagógicos, voltados a áreas diversas.

Entre as ações realizadas pela Escola, os alunos participam de círculo de leitura, oficina de poesia, laboratório de redação, cursos preparatórios para o Enem, obtenção de etanol através do caju, produção de sabão com restos de óleo de cozinha e compostagem para elaboração de adubo orgânico.

Educação no Ceará: liderando o ranking no Nordeste

O Ceará superou as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2015, no ensino fundamental, ficando com a primeira posição entre os Estados do Nordeste, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A evolução do desempenho do Ceará no Ideb, segundo a vice-governadora, é atribuída pelo trabalho em conjunto com diversos atores, além do desenvolvido pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). “Ter o Ceará como referência em educação, segundo os números anunciados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é motivo de orgulho para todos nós. Um Estado que cresceu e que assume uma importante colocação perante os outros estados brasileiros. Os desafios ainda são muito robustos, mas nós estamos vendo aos poucos os resultados de uma grande rede de professores, coordenadores, diretores, servidores, técnicos, gestores municipais. Todos integrados e articulados em prol de oferecer um melhor serviço de educação para as crianças e jovens do Ceará”, destacou Izolda Cela.

Na Região Norte, a Rede Estadual de Ensino conta com 48 escolas, sendo 37 de Ensino Médio, uma de Ensino Médio Integral, oito de Educação Profissional, um de Ensino Fundamental e Médio e um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). Em todo o Estado são  709 escolas, atendendo a cerca de 445 mil alunos.

web MVS3910 1

21.09.2016