Jovens de Sobral recebem nova Escola de Educação Profissional

30 de setembro de 2016 - 11:57

A cidade de Sobral, localizada a 220 quilômetros de Fortaleza, sediará a 113ª Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) do Ceará, sendo a terceira unidade de ensino deste tipo somente no município. A cerimônia de entrega da EEEP Monsenhor José Aloísio Pinto será nesta quinta-feira (29), às 17 horas, e contará com a presença da vice-governadora do Estado, Izolda Cela. O secretário da Educação, Idilvan Alencar, também participará do momento. A estruturação do prédio contou com recursos estaduais e federais, tendo investimento total de R$ 8,4 milhões, utilizados na construção, compra de equipamentos e de mobiliário.

A nova unidade de ensino contará com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, blocos pedagógico e administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. O projeto dispõe de um andar térreo e mais dois andares, numa área construída de 4.487,20 metros quadrados.

Nessas unidades, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. No terceiro ano, os alunos participam de estágio obrigatório e remunerado pelo Governo do Ceará.

Até o fim deste ano, a EEEP ofertará ações de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. A partir de 2017, serão ofertados os cursos técnicos nas áreas de segurança do trabalho, rede de computadores, produção de moda e finanças.

A escola faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, sediada em Sobral. A educação profissional no município já existe nas EEEPs Dom Walfrido Teixeira Vieira e Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales. A rede estadual na região conta com 48 escolas, sendo 37 de Ensino Médio Parcial, 01 de Ensino Médio Integral, 08 de Educação Profisisonal, 01 de Ensino Fundamental e Médio, e 01 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

As Escolas Profissionais foram implementadas com a finalidade de integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 53 cursos técnicos para 90 municípios cearenses. Em todo o Estado, são 48 mil jovens atendidos nas 115 Escolas Profissionais em funcionamento.

De 2010, ano de formação das primeiras turmas da educação profissional, a 2015, foram formados 46 mil técnicos nas EEEPs, sendo que 60,8% dos concludentes encontram-se inseridos no mercado de trabalho ou estão cursando o Ensino Superior.

Assessoria de Comunicação da Seduc
imrpensa@seduc.ce.gov.br