Governo do Estado inaugura novos espaços com projetos do DAE

26 de dezembro de 2016 - 14:21

O Governo do Estado do Ceará entregou pra população dois equipamentos com projetos arquitetônicos do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE), a Cidade da Criança, anexo ao Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e o Mirante da Lagoinha, em Paraipaba.

Aberto ao público no último dia 23, a nova Cidade da Criança foi realizada por meio de uma parceria público-privada com o Grupo M.Dias Branco, o programa Mais Infância e o HIAS. Já a requalificação do Mirante da Lagoinha recebeu recursos na ordem de R$ 757.819,69 e faz parte das ações do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur).

Projetado pelo arquiteto José Roberto Moreira de Barros, a reestruturação da Cidade da Criança foi pensanda como uma mini-cidade, com os espaços de Casa de Brinquedos, Teatro, Biblioteca e Salão de Beleza, onde as crianças podem interagir entre sí em ambiente aberto e protegido, onde poderão se divertir e tomar banho de sol brincando, sob orientação e supervisão de profissionais qualificados.

“Pensamos no espaços com a escala/proporção da criança, com o objetivo de trazer alegria, motivação e ludicidade às crianças internadas, auxiliando dessa forma, na sua recuperação”, falou José Roberto. Hoje, a Cidade da Criança atende cerca de 45 crianças por semana, com a obra de reestruturação do espaço, o projeto poderá atender a 80% das crianças internadas.

Mirante da Lagoinha
alt
Para o arquiteto Márcio Roberto, a o projeto do Mirante da Lagoinha teve como ponto de partida a aproximação do homem com a natureza. “Durante a execução do projeto do Mirante, pensamos no uso de madeira ecológica e outros materiais que remetessem ao que a natureza pudesse proporcionar, valorizando a beleza singular do local e criando espaços propícios para a contemplação e para o convívio”, falou.

A reforma contempla um novo quiosque, que funcionará em breve como um café, um grande deque em madeira ecológica, um mirante em toras de eucalipto, bancos e caramanchão em madeira, acessibilidade, paisagismo, estacionamento e iluminação.

A requalificação do mirante da Lagoinha atrairá moradores e visitantes, tornando o local ainda mais dinâmico e seguro, o que certamente resultará no incremento da economia turística local e na consolidação da Praia da Lagoinha como destino turístico.