Escola Gentil Barreira inaugura novo modelo de escola de Ensino Médio
26 de fevereiro de 2018 - 09:59
O ano letivo de 2018 dos alunos e professores da Escola de Ensino Médio Doutor Gentil Barreira, no Conjunto Ceará, começou de um jeito diferente. Eles agora podem contar com o novo prédio da escola, a primeira de ensino médio do Governo do Estado no padrão com térreo e dois pavimentos, garantindo mais conforto e uma estrutura adequada para o ensino. A obra da Secretaria da Educação teve o projeto e a fiscalização a cargo do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará – DAE. A escola foi inaugurada pelo Governador Camilo Santana na segunda-feira, 5 de fevereiro.
“Esta foi a primeira das 15 escolas em Fortaleza que a Governo do Estado está construindo no espaço de antigas unidades de ensino que foram demolidas. O projeto, elaborado por técnicos do DAE, foi pensado para que pudesse ser replicado em áreas tanto da região metropolitana de Fortaleza, como outros municípios com adensamento urbano, nos quais não houvesse a disponibilidade de grandes terrenos. Desse modo constam no projeto um bloco principal e a quadra poliesportiva coberta.”, falou o superintendente do DAE, Sílvio Campos. Na elaboração do projeto trabalharam as arquitetas: Nélia Romero, Karinne Victor e Aline Cordeiro; foram responsáveis pela fiscalização os engenheiros: Raimundo Vanderlan e Antônio Irisvaldo.
O projeto padrão prevê a implantação de novas escolas de ensino médio na capital cearense, por iniciativa do Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério da Educação e seu programa possibilita que seja oferecido ensino em tempo integral. A escola tem capacidade para 540 alunos por turno, é equipada com 12 salas de aulas, 02 laboratórios de informática, 02 laboratórios multidisciplinares de Ciências, sendo um de Química e Biologia e outro de Física e Matemática, biblioteca, refeitório com cozinha, auditório com capacidade para 120 pessoas, estacionamento interno com 20 vagas, áreas administrativas e de apoio, além de quadra poliesportiva coberta e vestiários.
“Como tínhamos que aproveitar terrenos já existentes buscamos trabalhar com o projeto padrão para terrenos retangulares de dimensões mínimas de 90m de largura por 70m de profundidade, assim permitiríamos facilmente a replicação do projeto”, falou a diretora de arquitetura do DAE, Aline Cordeiro, uma das responsáveis pelo projeto. O projeto possui uma área construída total implantada de 3.906,08m².
A arquiteta também destacou que foi buscado um modelo que pudesse ser implantado em qualquer local da região metropolitana de Fortaleza, considerando-se as diferenças climáticas, topográficas e culturais. O projeto teve aprovação do Ministério da Educação e também foi fornecido à Prefeitura de Fortaleza para replicação nas escolas municipais. “As unidades obedecem à legislação pertinente e normas técnicas vigentes no que tange à construção, saúde e padrões educacionais estabelecidos pelo MEC. Setorizamos os ambientes: a parte pedagógica e administrativa ficam localizadas no térreo; laboratórios e quatro salas de aula no primeiro pavimento e temos oito salas no segundo pavimento”, explicou.
“Assim como todas as obras estaduais, o projeto da escola cumpriu às normas de acessibilidade, com elevadores para acesso aos pavimentos superiores, banheiros acessíveis dentre outros elementos, em consonância aos padrões da Norma ABNT NBR 9050”, destacou Aline Cordeiro.
Além da beleza, a nova escola buscou também a economicidade, com o uso de materiais que valorizam as reservas regionais, de fácil construção e manutenção, além de buscar a sustentabilidade. “Nas fachadas trabalhamos com placas metálicas vazadas que trouxeram um visual moderno e, ao mesmo tempo, proporcionam proteção solar e conforto térmico para os estudantes, diminuindo a incidência solar e permitindo a passagem da ventilação, diminuindo também custos com ar-condicionado”, citou Aline Cordeiro.