Escola de Saúde Pública do Ceará ganha nova estrutura mais moderna e revitalizada

4 de julho de 2018 - 15:17 # # # # #

Sabrina Lemos Gestora de Comunicação

A Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE comemorou nesta quarta-feira (4) os seus 25 anos de fundação. Para marcar a ocasião, foi inaugurado a reforma do prédio e do auditório da instituição, que fica localizada no bairro Meireles, em Fortaleza. O Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, prestigiou a solenidade com a presença do superintendente do órgão, Sílvio Campos, e da engenheira responsável pela fiscalização da obra, Vilanice Oliveira, da Diretoria de Orçamento.

A obra que durou cerca de 1 ano e 3 meses, teve como objetivo revitalizar e modernizar toda a estrutura, entregando um espaço com novas salas de aula, auditório e miniauditórios reformados e ampliados, recepção mais funcional e adequada para receber o cidadão, novas instalações hidráulicas, elétricas e do cabeamento para internet, nova sinalização e pintura dos seus ambientes internos e externos, além de espaços de convivência mais agradáveis e acolhedores, como os jardins e a Praça da Escola.

O auditório foi renomeado em homenagem à professora Maria José dos Santos Ferreira Gomes e agora conta com nova iluminação e sistema de som, e capacidade para receber um público de aproximadamente 300 pessoas.

A reforma contou com o apoio e parceria do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Ceará.

Durante a solenidade, Sílvio Campos parabenizou todos os gestores, técnicos, professores e colaboradores da Escola de Saúde pela determinação e empenho para a realização da reforma, além de toda a trajetória do órgão durante os seus 25 anos de atuação. Ainda na solenidade, a engenheira Vilanice foi homenageada com uma placa.

Histórico

Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP/CE foi criada em 22 de julho de 1993 sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). Ela nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Desde o início das suas atividades, a ESP/CE teve o desafio de compor e acompanhar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes, e hoje, 25 anos depois, essa atuação se amplia e se solidifica em municípios por todo o Ceará.

Sua oferta de cursos, de nível técnico e especializações, tem capacitado milhares de profissionais e trabalhadores de saúde do Ceará, a maioria deles do interior do estado. Dessa forma, o Ceará ganhou uma escola voltada para educação continuada dos profissionais de saúde, com capacidade estrutural e técnica para a realização de cursos de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o SUS e, também, para a pesquisa e produção de conhecimentos científicos na área da saúde pública.