Maciço de Baturité recebe as Primeiras Areninhas de 2019

18 de fevereiro de 2019 - 13:49 # # # # # # #

Esta sexta-feira (15) foi marcada pela inauguração de mais dois Centros de Esporte para o Futebol – Areninhas, nos municípios de Baturité e Mulungu, no Maciço de Baturité. Uma comitiva formada pelo secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; pelo secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, e pelo superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Silvio Campos, esteve presente na solenidade, além de prefeitos e outras autoridades locais.

No total serão 145 Areninhas Tipo II previstas em todo o Estado, e mais 30 só em Fortaleza, somando R$ 4.926.845,70 milhões em investimentos.

“Nós estamos inaugurando duas Areninhas, uma em Baturité e outra em Mulungu. O investimento de cada uma dessas saiu por R$ 207 mil. Você vê que é um investimento pequeno para o efeito que vai causar. Nós temos experiência de outras Areninhas, inclusive de Fortaleza, onde a gente vê que a frequência de pessoas brincando, jogando, se divertindo e praticando esportes é quase diária”, disse Nelson Martins.

“São dois equipamentos de extrema importância, que serão instrumentos de inclusão social para o desenvolvimento do esporte e lazer”, reforçou Rogério Pinheiro.

Areninhas Tipo II

Diferentes das Areninhas Tipo I, essas possuem uma estrutura menor: são equipamentos multifuncionais formados basicamente por um campo society de 38m x 26m, com gramado sintético, iluminação e urbanismo. Tanto em Baturité como Mulungu, as areninhas foram implantadas sob supervisão do DAE, em terreno cedido pelas prefeituras.

“Nenhuma cidade do Ceará deixará de ter uma Areninha. É um programa de socialização da comunidade, atendendo aos adultos, jovens e crianças”, comentou Sílvio Campos.

Prefeito de Baturité, Assis Arruda destacou que o novo equipamento vai fazer muita diferença para a juventude. “O que o governador Camilo fez em dois anos por Baturité, pode ter certeza, não foi feito em 30 anos”, afirmou.

Já para Robert Viana, de Mulungu, o momento foi de comemoração. “Hoje eu tenho a satisfação de entregar para o povo mulunguense, um sonho de criança. Como desportista entregamos o sonho de poder jogar em uma grama, em um ambiente saudável, com vestiário, banheiro e de dar à criançada um futuro melhor. Com o esporte a gente tira a criançada da ociosidade”, comentou.

Mudança de Cenário

Para Antônio Tales Barros Costa, de nove anos, a chegada da Areninha mudou tudo. “Agora vai ser bom porque a gente jogava no campo de barro, fazendo trave de duas pedras de um lado e duas no outro. Agora tem gramado, trave grande, cercado e banheiro”, disse o pequeno morador de Mulungu.