Cearenses do Sertão de Crateús ganham duas Novas Areninhas

25 de fevereiro de 2019 - 16:21 # # # # # # #

Mais do que possibilitar uma estrutura para prática esportiva e lazer da população, as areninhas dão uma nova dinâmica social às cidades que as recebem. Na tarde e noite dessa sexta-feira (22) foram inauguradas mais duas, nos municípios de Nova Russas e Independência. “Esse programa é muito importante para incentivar o esporte, reunir as famílias, reunir crianças, jovens e idosos, garantir oportunidade de lazer e fazer com que as pessoas evitem ir para o caminho das drogas”, comemorou o secretário das Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins.

As inaugurações fazem parte do pacote de 175 equipamentos a serem construídos em todo o Estado, sendo 30 apenas em Fortaleza, levando oportunidades pra crianças, jovens e adultos. O investimento total soma R$ 4.926.845,70 milhões. Nelson Martins ainda afirmou que o compromisso do governador Camilo Santana é garantir pelo menos uma areninha em cada município, até o final do ano. “Estamos com 145 já funcionando ou prontas para a gente inaugurar”.

O secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, apontou que em 2018 foi iniciado o projeto de construção das areninhas do tipo II, e que o equipamento entregue é do mesmo modelo existente em frente ao estádio Arena Castelão, em Fortaleza. “É um campinho que pode ser utilizado dia e noite. Importante também destacar que além da prática do futebol, as areninhas conseguem mudar o cenário dos municípios onde são instaladas, com esporte, lazer e ocupação do tempo das crianças e adolescentes no turno que não estão na escola”.

Já o prefeito de Nova Russas, Rafael Holanda Pedrosa, agradeceu ao Governo do Estado por seu município ser contemplado com a areninha. Ele destacou que o espaço configura em grande benefício para a cidade. “Hoje estamos entregando esta obra importantíssima que vai trazer mais lazer para a população, vai tirar os jovens da perdição. A areninha vai revolucionar esse bairro”, bradou o prefeito.

Por sua vez, o prefeito de Independência, José Valdir Coutinho, disse só ter a agradecer ao Governo do Estado pela oportunidade dada ao povo de Independência. “Esse é um benefício para crianças, adolescentes e a nós adultos”.

Gestão e Fiscalização das Areninhas

Construídas sob supervisão do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), as areninhas entregues no Sertão de Crateús são do tipo II e tem uma área de intervenção de 1.200m², com investimento de R$ 258.136,29 cada. É um equipamento multifuncional no formato de campo society com 988m², e possui alambrados, gramado sintético, iluminação e urbanismo. As prefeituras cederam os terrenos onde as areninhas foram implantadas.

O superintendente do DAE, Silvio Campos, ressalta a qualidade dos equipamentos inaugurados e a importância da sua conservação: “As areninhas têm uma grama sintética de alta qualidade que inclusive é certificada pela Fifa, o que aumenta e muito sua durabilidade. Elas são feitas para o povo, que deve cuidar bem desses espaços.”

Após a inauguração, o Conselho Gestor formado pela Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), e mais de perto, pelas prefeituras e a sociedade civil tem papel fundamental para acompanhar o bom uso das areninhas e propor as práticas esportivas nelas”.