Governo entrega mais três Areninhas à População Cearense

7 de março de 2019 - 18:51 # # # # # #

Os municípios beneficiados dessa vez foram Acaraú, Palmácia e Hidrolândia

Os cearenses têm mais motivos para continuar festejando o carnaval. Na semana anterior à folia, o Governo do Estado inaugurou três Areninhas, sendo uma em Acaraú, na quarta-feira (27) e outras duas em Palmácia e Hidrolândia, na sexta-feira (1º). Em duas ocasiões – Acaraú e Palmácia – o Governador Camilo Santana esteve presente, enquanto na solenidade de Hidrolândia o governador foi representado pelo secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins.

As inaugurações ainda contaram com a presença do Secretário do Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro, do Secretário Executivo da Proteção Social (SPS), José Ibiapina, do Coordenador Técnico do Projeto Areninhas Tipo II e representante do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Maurício Peixoto, da Coordenadora do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), Fátima Lourenço, além dos prefeitos e secretários municipais e outras autoridades locais.Sobre a areninha de Palmácia, o governador Camilo enfatizou que esta faz parte de uma política de levar esporte e lazer, com forte vínculo aos projetos sociais que ajudam a comunidade: “ela pode ser usada por todos. A ideia aqui é ter uma programação permanente com escolinha de futebol. A Secretaria (do Esporte) vai doar material esportivo e vamos colocar coordenadores aqui para ajudar no município. Além de a gente despertar o esporte, de onde podem sair talentos no futebol, também temos na areninha uma forma de prevenção. Ao invés de estar no meio da rua sem fazer nada, a meninada vem para cá fazer esporte e se divertir”, afirmou.

As Areninhas

Os Centros de Esporte para o Futebol – Areninhas têm como objetivo estimular a prática da atividade física nos municípios, visando mais amplamente melhorar a qualidade de vida da população cearense e oferecer equipamentos esportivos seguros para estimular a convivência, o lazer, e a formação cidadã.

A areninha de Acaraú é do tipo I e custou cerca de R$ 1.628.128,04. Ela é a 23ª areninha desse modelo implantada no Estado e possui uma estrutura maior que as areninhas de Palmácia e Hidrolândia, que são do tipo II, e custaram um valor aproximado de R$ 262.383,69 e R$ 258.136,29 respectivamente. Até o momento, das 175 Areninhas Tipo II previstas, foram entregues sete.

Todas contam com gramado sintético certificado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), iluminação, alambrados, vestiários e pavimentação, com a diferença que as Areninhas Tipo I tem um campo society mais amplo e ainda agregam depósito para materiais esportivos e bancos de reserva. A construção dos três equipamentos foi supervisionada pelo DAE.