Aquiraz é contemplado com inauguração de Praça Mais Infância

27 de maio de 2019 - 17:03 # # #

O cotidiano da meninada em Aquiraz passa a contar com equipamento que estimula o desenvolvimento infantil e o vínculo familiar por meio do brincar em espaço público. Foi inaugurada pelo Governo do Ceará no Centro do município, nesta sexta-feira (24), a sétima Praça Mais Infância do Estado.

A ação estadual foi celebrada com grande festa em evento com o governador Camilo Santana, a primeira-dama e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana, e a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

Em palavra aos moradores de Aquiraz, Camilo Santana explicou a importância dos investimentos do Mais Infância Ceará para o cuidado das crianças cearenses mais necessitadas. O chefe do Executivo mencionou as diversas ações que formam os pilares do programa, como o Cartão Mais Infância, que garante auxílio financeiro a famílias com crianças de 0 a 6 anos em situação vulnerável, as brinquedopraças e a construção de 167 novas creches pelo Estado.

“Esse aqui é um equipamento feito especialmente para proteger as nossas crianças. É todo cercado, tem piso de borracha para que elas não se machuquem, tem quadra, tem fraldário. E é também um espaço para as famílias se encontrarem, conversarem. Enquanto a mãe deixa a criança brincando, pode ir pra academia. É um espaço importante para a convivência e principalmente o desenvolvimento infantil. Elas terem onde brincar é muito importante”, afirmou.

Numa área de 2.594,98 m², a nova praça é composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. A obra envolveu investimento total de quase R$ 1 milhão, financiado pelo Governo do Ceará, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e pelo município. A Prefeitura de Aquiraz cedeu o terreno para a construção da praça, como contrapartida.

“Nós compreendemos que a criança brincando se desenvolve integralmente. E aqui, com espaços também para adolescentes, adultos, idosos, ela pode brincar e interagir e crescer em todas as suas habilidades, o sócio-emocional, o cognitivo, o intelectual, o motor. Com esta ação, estamos pensando no presente, mas também estamos pensando no futuro”, complementou a primeira-dama.

Também participaram da cerimônia de inauguração o prefeito do município, Edson Sá, o deputado federal, Eduardo Bismarck, e lideranças políticas locais.

Durante o evento, o Caminhão do Cidadão esteve no local oferecendo serviços gratuitos para a população, como atualização cadastral da Receita Federal, emissão de antecedentes criminais, RG e CPF, além de atendimento online. Também foram realizadas no local apresentações musicais e circenses.

Praças no Estado

Além de Aquiraz, Amontada, Acaraú, Maranguape, Pentecoste, São Benedito e Viçosa do Ceará, mais 25 municípios receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Pacatuba, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá e Trairi.