Areninha de São João do Jaguaribe ajudará na descoberta de novos talentos para o futebol

13 de agosto de 2019 - 14:13

Crianças e jovens de São João do Jaguaribe passam a contar com um equipamento novo e adequado para a prática do futebol. A areninha do município foi entregue na noite dessa segunda-feira (12) pelo Governo do Ceará. O equipamento foi inaugurado pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, o secretário do Esporte e da Juventude, Rogério Pinheiro, e o prefeito Acácio Chaves. Centenas de crianças compareceram ao evento e se divertiram dentro do campo.

Uma areninha como a entregue na cidade pode desempenhar várias funções em uma comunidade, além de estimular a prática esportiva. Nelson Martins enfatizou a relevância de um equipamento deste porte na questão social e preventiva junto à juventude. “Já foram inauguradas 56 areninhas no Ceará. Além dessas, já existe uma outra quantidade grande que estão prontas para serem entregues à população. Todo município do Ceará terá pelo menos uma areninha. E por que isso? Porque o esporte é um dos principais instrumentos para a saúde das pessoas e para evitar que crianças e jovens caminhem para o caminho nebuloso das drogas”, comentou o representante do Governo do Ceará.

A areninha de São João do Jaguaribe tem capacidade para atender até 1.500 pessoas por mês. Ela foi construída em uma área de 1.200 m² e conta com campo society de gramado sintético, vestiários com banheiros, acessos pavimentados, torres de iluminação e alambrados. O equipamento de esporte e lazer recebeu investimento da ordem de R$ 279.939,40 e foi construído pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Esporte e da Juventude (Sejuv) e Superintendência de Obras Públicas (SOP), e Prefeitura Municipal.

Novos talentos

O Governo do Ceará tem trabalhado para difundir o esporte nos municípios
cearenses, democratizando o acesso. Há cerca de dois anos o Estado vem implementando essa política pública de fomentar o lazer, hábitos saudáveis, práticas esportivas e integração social através da construção de areninhas em todos os municípios. A ideia é criar mais de 220 equipamentos desses.

O secretário Rogério Pinheiro informou que o Estado vai disponibilizar para São João do Jaguaribe um educador físico para trabalhar ações junto à juventude, além de equipamentos. “Em breve, estaremos abrindo um edital de seleção para a gente contratar um profissional de educação física que será o responsável pelo programa Esporte em Três Tempos aqui. O programa é direcionado a crianças e jovens de sete a 17 anos e será desenvolvido aqui na areninha. Será enviado também material esportivo para os participantes do programa”, garantiu Pinheiro.

Esporte mais popular do Brasil, o futebol desperta em muitas crianças o sonho de um dia se tornarem jogadores profissionais. Com os amigos Carlos Henrique Costa, seis anos, e Gustavo Cavalcante, nove anos, a realidade não é diferente. Inseparáveis nas brincadeiras e no desejo, a dupla discorda apenas na posição em que desejam ocupar dentro das quatro linhas. “Quero ser igual ao Gabriel Jesus”, confidenciou Carlos, fã do atacante da seleção brasileira. Já o amigo Gustavo almeja jogar em um local dentro do campo próximo aos atacantes, mas com a missão de impedi-los de fazer gol. “Já o meu sonho é ser goleiro”, disse o garoto de apenas nove anos. Os dois vão aproveitar a nova areninha para iniciar a busca do sonho. “Vamos jogar quase todos os dias da semana aqui no campo. Vai ser muito legal”, comentou Carlos.