SOP fecha agosto com R$ 27,5 milhões entre obras iniciadas e entregues

2 de setembro de 2019 - 14:05 # # # # #

No mês de agosto, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado alcançou um total de R$ 27,5 milhões movimentados entre entregas e novas obras de infraestrutura, englobando equipamentos que entraram em construção/reforma e finalizados. Foram R$ 21,4 milhões aplicados em ordens de serviço para melhoria da malha viária do Estado. Além disso, mais R$ 6 milhões foram entregues através de novas edificações nas áreas de Esporte, Lazer, Educação e Segurança e de um trecho rodoviário – o primeiro do Pacote de Recuperação das Rodovias Estaduais cujas obras foram concluídas, na CE-393, em Abaiara. A SOP vem supervisionando todas essas obras, desde a fase de projeto até a execução.

Para as obras rodoviárias, que pertencem ao Programa Ceará de Ponta a Ponta, dois trechos tiveram recuperação iniciada no período: um na CE-138, entre os municípios de Iracema e Ererê, e outro na CE-397, entre Mauriti e a divisa com o Piauí. Os valores investidos são aproximadamente R$ 2,3 milhões e R$ 19 milhões, respectivamente. Ressalta-se o investimento no trecho entregue da CE-393, em Abaiara, que foi de R$ 189.568,91.

Já entre as edificações, a maioria dos equipamentos entregues foram para as áreas do Esporte e Lazer, sendo cinco Centro de Esporte para o Futebol – Areninhas, com investimentos da ordem de R$ 2,1 milhões, e cinco Brinquedopraças integradas com Academias ao Ar Livre, cujo investimento para implantação foi de R$ 600 mil. Os municípios contemplados com Areninhas foram Mauriti, São João do Jaguaribe, Pentecoste, Guaramiranga e Iguatu, e os locais que receberam Brinquedopraças e Academias foram a Capital (no bairro Parangaba), e as cidades de Croatá, Mulungu, Cruz e Santana do Acaraú.

O Governo ainda inaugurou duas Praças Mais Infância: uma em Camocim e outra em Maracanaú, somando R$ 1,8 milhão. Outros municípios também foram contemplados com diferentes equipamentos: Fortaleza, no bairro Cidade 2000, com a reforma da Delegacia do 15º Distrito Policial e a requalificação de duas praças, ao valor total aproximado de R$ 2 milhões; Acopiara, com um Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) integrado com sistema de videomonitoramento, de R$ 399.634,98; Iguatu, com a nova sede regional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de cerca de R$ 1,2 milhão; e Frecheirinha, com um Centro de Educação Infantil (CEI) que chegou a R$ 1,3 milhão investido, encerrando as entregas de agosto.