Implantação de Areninha em Tururu busca requalificar vida da população local

4 de outubro de 2019 - 09:24 # # # #

Wilson Zanini Texto / Marcos Studart Fotos

O Governo do Ceará tem inaugurado areninhas por todo o Estado, com vistas a construir pelo menos um equipamento em cada município. A ideia é promover uma transformação social através da prática esportiva e da socialização das pessoas.

Além de melhorar a qualidade de vida da população, os equipamentos afastam os jovens da violência e da convivência com as drogas.

Nesta quarta-feira (2), o Governo do Ceará deu sequência ao programa, contemplando o município de Tururu com a 63ª areninha instalada no Estado.

Nelson Martins, assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, participou do evento, acompanhado da secretária Executiva do Esporte, Jade Romero; dos deputados estaduais Nezinho e Tim Gomes e de representações locais.

A ação marcou um momento muito especial para a população de Tururu, pois antes não havia um equipamento desse nível para a prática de atividades na cidade.

“Esse programa de areninhas é um grande sucesso. São mais de 60 já entregues e já já estaremos entregando o restante. Essa areninha faz parte do programa Ceará Atleta. O governador tem priorizado o esporte, a educação e priorizado a parte social” explicou Nelson Martins.

Rede de sonhos

José Sales Neto, o “Netinho” está a frente do projeto de futebol para as crianças, na recém inaugurada areninha. Para ele, é a realização do sonho das crianças e a continuação do seu sonho, já que e ex-jogador de futebol, tendo passado por alguns times do Ceará.

“Depois que eu deixei o futebol profissional, para não me afastar eu estou trazendo o conhecimento que tive desde pequeno para essa criançada. Aqui é minha segunda casa. Eu até me emociono por estar realizando o sonho desses garotos. E jamais eu vou deixar eles se afastarem dos estudos. Algum dia eu quero ver pelo menos um deles sair como profissional”, se emocionou o professor.

A areninha recebeu recursos de R$ 254,7 mil para receber o gramado sintético, que obedece a um padrão de qualidade aprovado pela Fifa; alambrado, vestiários, torres de iluminação e urbanização dos entornos. Tudo numa área de 1.200m².

Numa ação parceira, o Governo do Ceará, por meio da Sejuv e da SOP construiu a estrutura no terreno cedido pela prefeitura de Tururu.

Jade Romero relatou que tem visto nas areninhas “uma dinâmica muito grande, tanto na prática esportiva como na educacional. Além disso, tem visto uma dinâmica muito grande na movimentação no entorno, modificando inclusive a economia desse entorno”, relatou.