Sede da PAI recebe primeira engenheira do Ceará para tarde de autógrafos nesta sexta-feira

8 de outubro de 2019 - 17:21 # # #

Airton Lima

Nesta sexta-feira (11), a partir das 15 horas, será realizada a tarde de autógrafos do livro biográfico “Wandy Gadelha, Estradas e Histórias”, na sede do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). O evento terá a presença da engenheira Wandy Gadelha, a primeira profissional da área de Engenharia Civil do Ceará.

Aos 94 anos, a baiana Wandy Barbosa Gadelha é formada pela Escola Politécnica da Bahia, hoje integrada à Universidade Federal da Bahia (UFBA), e atuou no extinto Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) do Ceará. A biografia de Wandy se confunde com a história do Daer, e, consequentemente, dos órgãos sucessores como Dert, DER, DAE e a atual Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A engenheira civil veio morar em Fortaleza em 1956, trazendo seu diploma debaixo do braço, quando foi convidada a fazer parte do quadro de profissionais do Daer. Especializou-se em estradas vicinais, chegando a elaborar na época um manual sobre o assunto, além de ter participado do projeto da sede do Daer, na rua Assunção e ter presidido a Associação dos Servidores, entre outras realizações, como descreve o livro.

“Participar desse projeto foi um presente, porque trata-se de um processo em que as entrevistas nos permitiram conhecer a pessoa biografada, depois recebemos as contribuições dos parentes e amigos e, daí, nasceu uma história que é a junção desses olhares e a percepção das autoras. A mágica desse trabalho é ter o privilégio de aprender com Wandy, uma mulher fascinante, que foi quebrando barreiras por onde passou, sem sequer tomar conhecimento de que estava sendo pioneira em suas atitudes”, exalta Jordete Gomes, umas das autoras do livro e organizadora do evento na PAI, que será gratuito e aberto ao público.

Serviço

Evento: tarde de autógrafos sobre o livro “Wandy Gadelha, Estradas e Histórias”.

Data / Horário: sexta-feira (11), a partir das 15 h.

Local: sede da PAI, Rua Osvaldo Cruz, 2366 – Dionísio Torres, Fortaleza/CE