Ceará investe mais de R$ 550 milhões em obras de pavimentação

14 de outubro de 2019 - 14:44 # #

Jóslen Herbster

Entre obras em andamento e previstas (a iniciar, em licitação e aguardando serem licitadas), o Ceará contabiliza investimento superior a R$ 550 milhões em serviços de pavimentação. O montante se refere à implantação de 602,36 km de asfalto em estradas que não eram pavimentadas e em novos contornos nas diversas regiões do Estado.

As obras de pavimentação facilitam o ecoamento da produção local e regional, efetua a ligação dos polos de desenvolvimentos circunvizinhos, além do acesso à população interiorana a saúde, a educação e o entretenimento em polos de desenvolvimento superiores, bem como o deslocamento dos usuários com tranquilidade e segurança viária durante todo o percurso”, ressalta o gerente de obras rodoviárias da SOP), Quirino Ponte.

Os serviços abrangem 34 trechos. Eles são executados através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), como parte do programa Ceará de Ponta a Ponta, e contam com investimentos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As obras beneficiam mais de 25 municípios, como Sobral, Beberibe, Aracati, Itapipoca, Quixadá, Irauçuba, Juazeiro do Norte e Russas. Com a conclusão dos trabalhos, a população poderá contar com acessos em melhores condições de tráfego, o que resulta em mais facilidade de deslocamento, favorecendo negócios e também o acesso mais rápido aos serviços de saúde e educação.

Entre os trechos já em obras, estão a Perimetral de Sobral; o Contorno de Farias Brito; a CE-351, de Quiterianópolis a Parambu; e a CE-497, entre Itapeim e Boqueirão do Cesário, em Beberibe.