Moradores de Chorozinho ganham Centro de Educação Infantil e Areninha

14 de outubro de 2019 - 10:11 # # # # # #

Governo do Estado do Ceará

A população de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi beneficiada pelo Governo do Ceará, na noite de sexta-feira (11), com a entrega de dois equipamentos na área da educação e do esporte e lazer. O primeiro a ser inaugurado foi o Centro de Educação Infantil (CEI) Magnólia Maria Barbosa de Carvalho, na comunidade de Campestre I, zona rural do município. Em seguida, já na sede da cidade, foi entregue a areninha. O investimento do Estado nas duas obras foi superior a R$ 1,5 milhão, e toda a implantação foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). As solenidades de inauguração contaram com a presença do governador Camilo Santana, que esteve acompanhado do prefeito Dr. Júnior Menezes.

A primeira parada do governador foi no distrito de Campestre para inaugurar o CEI, que teve investimento da ordem de R$ 1,3 milhão, oriundo do Governo do Ceará e com a contrapartida do Município. O centro tem capacidade para atender até 208 crianças entre zero e cinco anos de idade. O equipamento conta com quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

“Esse CEI parece uma casinha de boneca de tão lindo. Não tem nenhum Centro de Educação Infantil particular que seja melhor que esse. Tem toda uma estrutura, com berçário, adaptado para as as crianças. É um equipamento importante para as crianças. A fase mais importante da vida da pessoa é a infância. É quando está em formação o cérebro das pessoas. Essas crianças precisam ser bem amadas, estimuladas, acolhidas, orientadas e acompanhadas. Nós estamos fazendo isso porque investir na infância é investir em um futuro digno da população do Ceará”, comentou Camilo Santana.

Este foi o 36⁰ Centro de Educação Infantil entregue pelo Estado. O planejamento é inaugurar 120 espaços educacionais com o mesmo padrão. Desses, 56 estão sendo construídos com recursos de aproximadamente R$ 70,8 milhões do Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Outros 64 Centros já estão assegurados para as crianças cearenses.

Mais qualidade de vida

A chegada do Centro de Educação Infantil à comunidade corresponde a um ganho de qualidade de vida para a população que vai além da educação para as crianças. A dona de casa Pedrinha de Carvalho esteve com seus três filhos na inauguração para conhecer o novo equipamento. Moradora do Campestre desde quando nasceu, ela comemorou a chegada do CEI, que, no seu entendimento, será uma oportunidade de dar um futuro melhor para seu filho mais novo, de três anos, e até de conseguir realizar trabalhos autônomos. “Vai ser bom para tudo. Ele vai poder fazer mais amizades, aprender novas coisas com os professores, melhorar o seu desenvolvimento. Além disso, ele ficando mais tempo na creche possibilita que eu procure fazer alguns serviços fora de casa para ganhar uma renda extra que ajude na criação deles”, revelou a dona de casa.

A melhoria da educação para esse público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. Para isso, o Governo do Ceará vem investindo em espaços pedagógicos adequados e implantou o Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado.

Areninha

O governador Camilo Santana inaugurou também a areninha da cidade, cujo investimento realizado pelo Governo do Ceará foi de R$ 254.727,32. O equipamento foi construído em uma área de 1.200 m², dispondo de campo society com gramado sintético, vestiários com banheiros, acessos pavimentados, torres de iluminação e alambrados. Esta é a areninha de número 64 entregue pelo Estado.

“A areninha é uma política importante para a juventude. Essa grama é importada, toda cercada, com banheiro, vestiário. Além de estimular o esporte, também vai funcionar escolinha de futebol com monitores, material esportivo, para que a gente possa estimular e tirar os jovens que muitas vezes estão nas ruas. Essa areninha é de vocês da população”, destacou Camilo.

O programa de construção de areninhas do Governo do Ceará vai levar pelo menos um equipamento deste para todos os municípios cearenses. Serão 226 areninhas ao todo, com um investimento de R$ 112 milhões. Além dessas, dezenas de outras foram construídas em Fortaleza em parceria com a Prefeitura.

Parceria

O município de Chorozinho ao longo dos últimos anos vem sendo beneficiado com uma série de ações do Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura nas diversas áreas. O prefeito Dr. Júnior Menezes reconheceu a importância dos novos investimentos e agradeceu o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido. “Hoje é um dia muito especial. A gente está tendo a felicidade de entregar este Centro de Educação Infantil, que teve um custo muito alto. A gente vê a importância do equipamento para o município e a qualidade que tem. E essa areninha vai transformar ainda mais nossa cidade. Chorozinho já tem uma história no futebol, tendo sido inclusive campeão do intermunicipal. Muitas coisas boas estão acontecendo aqui pela parceria com o Governo do Estado e a gente só tem a agradecer essa parceria”, reconheceu o gestor municipal.

Compareceram às inaugurações o secretário do Esporte e da Juventude, Rogério Pinheiro, o secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Roger Mendes, os deputados estaduais Acrísio Sena, Evandro Leitão, Jeová Mota e Nezinho Farias, além do federal Robério Monteiro. Lideranças políticas da região também prestigiaram o momento.