SOP participa de congresso em Santa Catarina sobre a aplicação do modelo BIM para projetos e obras

12 de novembro de 2019 - 10:58 # # # #

Airton Lima

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) enviou equipe técnica para representar o órgão durante o 1º Congresso BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), realizado nos dias 7 e 8 deste mês em Florianópolis, organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC). A comitiva foi composta pela assessora de Desenvolvimento Institucional da SOP, Camila Novaes, o arquiteto João Nelson, e os engenheiros Valmir Mendonça e Filipe Braid.

Na ocasião, entidades governamentais e empresas da Construção Civil discutiram sobre a implementação da metodologia BIM no âmbito das obras públicas, além realizar a troca de experiências e a análise de cases bem-sucedidos. O evento abordou vertentes como infraestrutura, saneamento, políticas nacionais, orçamento e planejamento, além de tendências mundias na área de projetos.

O modelo BIM, baseado no trabalho colaborativo, representa a construção virtual do empreendimento e permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto.

Além disso, é um método que pode ser empregado em uma gama de softwares e sistemas de gestão, garantindo aos envolvidos um acesso dinâmico às características e alterações previstas em um projeto. Isso resulta na redução significativa de tempo e custos para a conclusão de uma obra.

“De forma prática, BIM pode ser pensado como uma metologia inovadora e eficiente para gerir obras. Podemos construir virtualmente uma edificação ou uma estrada, por exemplo, e os dados gerados ficam facilmente disponíveis não só para quem acompanha os projetos, mas para as equipes que lidam com a parte de orçamento, fiscalização, manutenção de obras. Há uma infinidade de possibilidades”, explica Camila Novaes.

A partir de 2021, conforme o disposto no Decreto Federal Nº 9.377, de 17 de maio de 2018, a nova sistemática BIM será exigida em todo o território nacional na elaboração de modelos para a Arquitetura e Engenharia, inclusive para viabilizar os repasses financeiros do Governo Federal. Alinhada a este regulamento, a Portaria nº 515/19 publicada no Diário Oficial do Estado, trata sobre a formação de grupos de trabalho técnico para desenvolver modelos digitais compartilhados, integrados e interoperáveis baseados no BIM.