Aeroporto de São Benedito é cenário de novo recorde nacional para aviação desportiva

14 de novembro de 2019 - 15:25 # # # #

Dupla percorreu 1.100 km a bordo de planador ASH-30Mi, de fabricação alemã

O Aeroporto de São Benedito, serviu, na última segunda-feira (11), para decolagem e registro de novo recorde do planador ASH-30Mi, sob comando do engenheiro Sergio Andrade e seu copiloto, o engenheiro Silvio Masiero. A dupla estabeleceu novo recorde brasileiro ao sobrevoar, ininterruptamente e com apoio apenas de correntes de ventos, uma distância de 1.100 km em cerca de 10 horas e 30 minutos, entre São Benedito, Campos Sales (CE), União (PI), Granja (CE) e retorno a São Benedito.

Essa trajetória de voo é conhecida na aviação desportiva como triângulo FAI (Federação Aeronáutica Internacional), com traçado estabelecido baseado em critérios e proporções que os pilotos precisam atender. O Aeroporto Regional de Walfrido Salmito de Almeida, administrado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), além de apto para voos de aviação geral, também é uma boa base para o volovelismo – prática da aviação desportiva na modalidade voo a vela, isto é, em aeronaves que planam sem auxílio de motores.

“No Nordeste, as térmicas são mais fortes e a estação mais longa. O Ceará tem cadeias de montanhas que formam lindas estradas, a parte norte da Serra da Ibiapaba é de uma beleza ímpar. (O Estado) é mais perto da Europa e América do Norte e tem outros atrativos além do voo”, afirma Sergio Andrade, que começou a pilotar planadores em 2004.

Em funcionamento desde 2013, o Aeroporto Walfrido Salmito de Almeida é um dos 10 aeroportos regionais do Ceará sob gestão da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária e Aeroportuária (Dirae), da SOP. É um equipamento destinado à aviação geral, e dispõe de pista de pouso/decolagem de 1.500 metros de extensão e 30 metros de largura, pátio para aeronaves, balizamento noturno, terminal de passageiros e estacionamento para veículos.

O local atende às demandas dos municípios pertencentes à região da Serra da Ibiapaba, gerando impacto socioeconômico para as populações locais. “É um aeroporto importante para toda aquela área da Serra da Ibiapaba, tendo influência não apenas sobre grandes municípios como Tianguá, Viçosa e outras cidades próximas, mas também sobre a zona de divisa com o Piauí, tanto na questão do turismo quanto no desenvolvimento social e econômico da região”, explica o coronel Cláudio Sampaio, gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da SOP.

Recorde

Também conhecida como Serra Grande, a Serra da Ibiapaba tem um potencial considerável para os esportes aéreos, recebendo frequentemente praticantes de modalidades como parapente e asa delta, que aproveitam os ventos alísios da região.

O feito registrado por Sergio significa a quebra do próprio recorde de distância, também registrado em São Benedito. Há um ano, em dupla com o engenheiro Itamar Lessa, atingiu 1.004, 8 km em 10 horas e 21 minutos, em triângulo entre a cidade cearense, Coelho Neto (MA) e Fronteiras (PI). Ele ainda detém outras marcas de volovelismo reconhecidas pela Comissão de Aerodesporto Brasileira (CAB), representação da FAI no Brasil. “Voos de longa distância sempre me fascinaram, pelo desafio de lidar com diferentes condições meteorológicas, seja por ter de cruzar regiões atravessadas, seja por ter de lidar com fases adversas do dia”, completa.