Rodovias em Maracanaú e Aquiraz terão alterações de trânsito esta semana

18 de novembro de 2019 - 11:14

As obras rodoviárias na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) seguem avançando. Há atualmente seis trechos em obras, entre duplicação, pavimentação e restauração, sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Na próxima semana, duas dessas rodovias passarão por ações que vão afetar o trânsito.

Uma é a liberação do viaduto da CE-060 sobre o Anel Viário (BR-020), na região da Ceasa, que deve ocorrer até o dia 23. Com a medida, o fluxo de veículos entre Fortaleza e Maracanaú deixa de depender de desvios. Quatro semanas depois, o mergulho sob o viaduto também já deve ter pista duplicada pronta. As alças de retorno serão executadas em etapa seguinte.

“O viaduto da CE-060 está sendo liberado com uma sinalização provisória, pois ainda existem algumas interferências a serem solucionadas, no caso, desapropriações que já estão sendo negociadas. O objetivo principal é dar conforto aos usuários que passam pela rodovia, em especial aqueles que vão no sentido Fortaleza/Maracanaú e o inverso”, ressalta o superintendente da SOP, Quintino Vieira.

As frentes de serviços hoje atuam de forma simultânea em diversos trechos do Anel Viário. Uma delas se concentra na conclusão do viaduto sobre a CE-040 (Eusébio), onde desde setembro os usuários já circulam pelo mergulho sob a estrutura. Para esse entroncamento, que também leva até a CE-010, a estimativa é que o tráfego na passagem superior seja viabilizado até o fim do ano. Até este mesmo prazo, devem ser entregues as alças de retorno na conexão com a CE-065 (Maranguape), para então possibilitar o complemento do viaduto.

O projeto de duplicação de 32 km do Anel Viário é do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sob execução pelo Governo do Ceará. A entrega completa da obra, que contempla também ciclovia, está prevista para até o fim do primeiro trimestre de 2020. Quando concluída, a duplicação representará mais ordenamento e segurança no deslocamento da população entre os principais polos da RMF, além de favorecer o transporte de cargas entre os Portos do Pecém e do Mucuripe.

Já a CE-025, no Porto das Dunas, passará por três dias de bloqueios diurnos intermitentes, em fase-chave da obra, que está com 52% de execução. A partir desta terça-feira (19) até quinta (21), entre as 9 e as 17 horas, a ponte sobre o rio Pacoti será interditada para avanço dos trabalhos de montagem da nova ponte. As liberações são estimadas para ocorrer por cerca de 10 minutos a cada hora, com eventuais variações de intervalo para obedecer rigorosamente às condições de segurança da operação, que envolve guindastes e carretas. A rota alternativa para este período será através da CE-040, no sentido Aquiraz/Prainha. Detran e Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) farão operação para dar suporte ao bloqueio.

“No máximo em até três dias estaremos com 100% das vigas colocadas para que o tráfego seja normalizado. A ideia dos intervalos dos trabalhos é não deixar os usuários que utilizam diariamente a rodovia esgotados, ou seja, causar o menor impacto possível para moradores e turistas”, destaca Quintino.

A nova ponte da CE-025 faz parte da obra de restauração e alargamento da rodovia, da rótula da Cofeco até a avenida Oceano Atlântico, que leva ao Beach Park. O investimento, que visa facilitar o acesso às praias do Porto das Dunas, importante área turística no entorno de Fortaleza, é de R$ 18,3 milhões.

São Gonçalo do Amarante e Maciço de Baturité

As seis obras rodoviárias na RMF perfazem um total de 113 km de malha viária passando por intervenções, com investimentos de aproximadamente R$ 243 milhões. A previsão é que elas sejam entregues até o segundo semestre de 2020.

Outra obra de suma importância é a restauração e duplicação da CE-155, que conecta a BR-222 ao Porto do Pecém. No momento, os trabalhos se concentram na terraplenagem e na regularização da base sobre a qual uma nova pista, paralela à original, será construída para que, assim, a rodovia seja efetivamente duplicada. Ao longo dos 20 km da CE-155 serão realizados serviços de movimento de terra, drenagem, bueiros e pontes, pavimentação, revestimento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, além de proteção ambiental.

No mesmo trajeto de quem trafega para o Porto do Pecém, beneficiando São Gonçalo do Amarante, está sendo feita a pavimentação de 9 km no trecho até a localidade de Siupé, entre as CEs 085 e 348, com 75% de apronto.

Já do lado do Maciço de Baturité, a duplicação de 37 km da CE-060, entre os municípios de Pacatuba e Redenção, apresenta 85% dos trabalhos concluídos. Na mesma região, a restauração de quase 10 km na rodovia CE-065, entre Maranguape e o distrito de Ladeira Grande, está em 62%.