Governo do Ceará entrega Centro de Educação Infantil em distrito de Saboeiro

20 de novembro de 2019 - 10:15 # # # #

Wiarlen Ribeiro - AScom Gabinete Primeira-Dama Texto / Nivia Uchoa Fotos

O distrito de Flamengo, em Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns, recebeu nessa segunda-feira (18) o Centro de Educação Infantil (CEI) José Soares, para o aprendizado das crianças de 0 a 5 anos que residem na localidade. “O Programa Mais Infância Ceará pensa no desenvolvimento de nossas crianças, proporcionando um futuro melhor para nossa sociedade. É com a educação que construimos uma nação mais justa, com cidadãos honrados e prontos para encará-los aos desafios da vida”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que participou da entrega do equipamento, acompanhada da secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, e o secretário chefe da Casa Militar, coronel Andrade Mendonça, natural do município.

O prefeito de Saboeiro, Gotardo Martins (PSD), parabenizou o Estado e disse que o equipamento beneficiará a população de Flamengo. “Sou grato ao governador Camilo Santana, que tanto vem fazendo pelo nosso povo aqui de Saboeiro. Fazemos uma gestão pública voltada para nossa gente e é para elas que, em parceria com o Estado, estamos investindo em equipamentos no município. Com essa creche, além de educar as crianças do distrito de Flamengo, proporcionaremos que as mães tenham oportunidades de trabalho, no período que os filhos estejam aprendendo”, diz.

O equipamento, que recebeu investimento no valor de R$ 1,5 milhão, tem capacidade para atender até 208 crianças, numa estrutura composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O Ceará contará com 167 Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo 120 pela Seduc e 47 pela SPS. Com a entrega, 45 Centros foram entregues à população cearense. O objetivo é ampliar a oferta de creches e estabelecimentos de pré-escola para a promoção do desenvolvimento integral das crianças cearenses nos municípios.

“O investimento na Educação é uma política continuada e assertiva do Governo. Basta ver os resultados que o Ceará possui na área, pra ver que estamos no caminho certo. E o cuidado que a primeira-dama Onélia tem com as crianças, garante uma base consolidada para uma juventude mais preparada”, aponta a secretária da Educação, Eliana Estrela.

A dona de casa Janaína Lima, de 26 anos, é mãe do pequeno Gabriel, de 3 anos, e diz estar satisfeita com o novo espaço de aprendizado para o filho. “Fico muito orgulhosa de saber que meu filho terá um local digno para aprender. Ele está tendo uma oportunidade que eu não tive e isso vai garantir que ele tenha um futuro muito melhor. Esse é o sentimento de todas nós, mães aqui do distrito, que estamos vendo toda essa bela estrutura que foi construída aqui na nossa cidade”, salienta a moradora do distrito de Flamengo.

Estrutura

O Centro de Educação Infantil é destinado à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças cearenses. A melhoria da educação para a infância é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. Para isso, vem investindo em espaços pedagógicos adequados. A construção de CEIs visa apoiar as famílias em condições de pobreza e vulnerabilidade social no cuidado e na educação de suas crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. A iniciativa faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que consiste em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender.