Governo do Ceará inaugura em Jaguaruana 72ª areninha

20 de novembro de 2019 - 10:13 # # #

Wilson Zanini Texto / Marcos Studart Fotos

O Governo do Ceará entregou mais uma areninha à população cearense. Inaugurado em Jaguaruana, nesta segunda-feira (18), o 72° equipamento busca promover a socialização entre os moradores do município e tem como apelo principal a prática esportiva.

Como tem sido em toda inauguração de areninha, o evento trouxe uma presença massiva da população, principalmente das crianças, que foram conferir de perto a estrutura que vão passar a usufruir. Na comitiva do Governo do Ceará, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro participaram da ação.

“Essas areninhas têm sido um sucesso muito grande. Esse é um investimento de valor financeiro baixo, mas que tem um beneficio enorme para a saúde das pessoas, para que a pessoa possa praticar esporte, para uma integração maior das pessoas que moram na cidade. Então, estamos muito felizes por estar aqui representando o governador Camilo Santana”, enfatizou Nelson Martins.

Nelson Martins visitou ainda as obras da rodovia CE- 263. “A CE-263 é a estrada que vai ligar Jaguaruana até a BR 304. Eu fui lá pessoalmente, junto com o prefeito e fiquei maravilhado. A estrada está muito adiantada. É uma estrada de 35 km que sai por um valor de quase R$ 20 milhões e vai ter uma importância muito grande para a economia, para uma fábrica de produção de polpas, para as empresas de produção de rede, para o transporte da fruticultura do município e para o turismo também. É uma obra que faz parte do programa Ceará de Ponta a Ponta”, concluiu.

Com a chegada da areninha, os moradores da cidade, localizada no Litoral Leste, passam a acessar uma estrutura que enche os olhos de crianças e adultos. São 1.200 m² de área total, com iluminação, alambrados de proteção, campo society com gramado sintético, vestiários com banheiro e urbanização do entorno.

“É um prazer estar em Jaguaruana entregando mais uma areninha, o maior programa de esportes do estado do Ceará. Com esta já são 72 entregues, de um total de 220. Esse equipamento vai mudar a realidade do bairro e logo mais estaremos trazendo aqui o Esporte em Três Tempos, uma ação social que trazemos junto com a areninha. Um programa que vai atingir diretamente crianças de sete a 17 anos”, mencionou o secretário Rogério Pinheiro.

A construção da areninha provém de uma parceria. O espaço foi construído e equipado pelo Governo do Ceará, que imprimiu recursos de cerca de R$ 254,8 mil, ao passo que a Prefeitura de Jaguaruana doou o terreno e, a partir da inauguração, fica responsável pela gestão/manutenção do equipamento.

Prefeito de Jaguaruana, Roberto Barbosa Moreira deixou claro que a escolha do local para a construção do equipamento tem um propósito. “A gente escolheu a Capoeira para construir a areninha, porque aqui havia um campo de areia e eu também fiz parte. A gente jogava bola aqui. É pra gente não esquecer o que passou aqui”, destacou.

Promessa de novos talentos femininos

Para a pequena Fernanda Lilian Rocha, de 9 anos, a inauguração da areninha trouxe uma série de vantagens. “Antigamente a gente jogava na quadra de cimento. Esse campo aqui é perto da minha casa e não machuca se a gente cair. Eu vou jogar muito com as minhas amigas. Eu gostei das traves, tem vestiários pra gente trocar de roupa e luz para jogar a noite”, comemorou a goleira. Fernanda treina num time formado por diversas outras meninas.

A solenidade contou ainda com as presenças do deputado estadual Antônio Granja, dos prefeitos Erenarco, de Itaiçaba e padre Pedro, de Beberibe, bem como de representações locais.