População de Granjeiro faz festa para receber a mais nova areninha entregue pelo Estado

6 de dezembro de 2019 - 13:43 # # #

Antonio Cardoso - Texto / Nívia Uchôa - Fotos

Cravado na região do Cariri, o município de Granjeiro recebeu, na noite dessa quinta-feira (5), a 78ª areninha construída pelo Governo do Ceará. Esses equipamentos refletem na urbanização do espaço público, fazendo com que a comunidade ocupe aquele local, gerando ganhos sociais, econômicos e esportivos. Representando o governador Camilo Santana, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, afirmou que o compromisso do Governo do Ceará é garantir que cada município do Estado tenha uma areninha. “Esse é um projeto que está dentro do programa Ceará Atleta, onde o governador pretende, através da Secretaria de Esporte e Juventude, fortalecer o esporte porque sua prática ajuda na saúde das pessoas, na integração, ajuda a evitar problemas como depressão e, também, no sentido de que as pessoas tenham uma saúde melhor”.

Ainda de acordo com Nelson Martins, muitos são os benefícios observados a partir da construção de equipamentos voltados para a garantia da saúde. “Esse programa das areninhas, as brinquedopraças, academias ao ar livre têm sido sucesso muito grande da parte do Governo do Estado e essa parceria com os municípios tem sido bastante favorável”, observou.

Investimento

A secretária-executiva do Esporte, Jade Romero, adiantou que todos os municípios vão receber areninhas, de modo a promover o esporte, a saúde e que movimenta a economia, leva iluminação e agita a cidade. “Para a gente é um orgulho muito grande andar pelas cidades e ver as areninhas mudando a vida de nossas crianças e jovens”, analisou.

Para 2020 ela garante que terá novidade. “Ano que vem teremos mais areninhas sendo inauguradas e nossa ideia é que todas elas tenham profissionais de educação física dando aulas para as crianças de 7 a 17 anos, meninos e meninas. As aulas serão ministradas não apenas para o futebol, mas com outras modalidades e também recreação, de modo que o período contrário às aulas seja preenchido”, antecipou. “Além disso, temos o Bolsa Esporte, que é uma transferência de renda para nossos atletas e vem muito mais, com certeza”, assegurou Jade Romero.

Para o prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto, ver seu município desenvolver a partir de projetos levados pelo Governo do Ceará deixa, nele e na comunidade, o sentimento de gratidão. “Quando assumi o município não tinha nem campo de futebol e hoje temos a areninha. A parceria sempre tem rendido bons frutos. Sempre que precisamos o Governo tem nos atendido”, conta. “Granjeiro é um município pequeno, mas tem tudo para se desenvolver. Para isso, precisa de apoio do Estado e esse apoio não tem faltado”.

Oportunidade

Após cortada a fita, representando a inauguração oficial da mais nova areninha do Estado, ficou difícil controlar a euforia da garotada. Como ocorre em todas as inaugurações dessas praças esportivas, seja no interior ou na capital, meninos e meninas logo tomam conta do campo. Em Granjeiro não foi diferente. Alef, 10 anos, e Gustavo, 11 anos, foram os primeiros a pisar na grama sintética. Esse tipo de gramado era novidade para eles. “É muito bom. Nem parece o chão da rua onde a gente costuma brincar de bola”, falou empolgado Alef. “Se antes eu já fazia gol na travinha de tijolo, imagina agora nesse campo gramado, com iluminação, alambrado e até vestiário”, concluiu Gustavo que agora quer ser chamado de “Gustagol”.

Participaram da inauguração o deputado estadual Nizo Costa; o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder; secretários e vereadores de Granjeiro, além de lideranças políticas da região do Cariri.