SOP realiza Curso Obras do Ceará para nivelar conhecimentos em Edificações e Rodovias

6 de dezembro de 2019 - 10:23 # # #

Airton Lima

A Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Escola de Gestão Pública (EGPCE), realizou o curso Obras do Ceará entre os dias 2 e 5 de dezembro. Compuseram a mesa de abertura os superintendentes adjuntos da SOP, Celso Lelis (Edificações) e Felipe Pinheiro (Rodovias), e o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.

A capacitação, direcionada aos profissionais de Engenharia e Arquitetura da SOP, tem o intuito de alinhar e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos com relação à execução de projetos e fiscalização de obras públicas.

“Já tivemos experiência na área de Engenharia na época da elaboração do Manual de Obras Públicas, para padronizar a forma como as obras são executadas. Agora, um novo desafio se apresenta na medida em que precisamos ter mais agilidade na entrega de resultados e obras concluídas para a população”, comentou Marconi Lemos, secretário executivo da CGE.

Entre os assuntos abordados no curso, o auditor de Controle Interno da CGE Caio Petrônios de Araújo Lopes, apresentou, com base no Manual de Obras e Serviços de Engenharia, conteúdos gerais na área de Edificações relacionados a projetos, orçamento, medição e execução de obras, além de contratos e licitações. Já em Rodovias, a diretoria da SOP discutiu sobre as características da malha viária que cobre hoje o Ceará, o processo de fabricação do asfalto, tecnologias empregadas na construção de estradas e pontes, além de projetos de execução e manutenção viária.

Durante o evento também aconteceu a apresentação das funcionalidades da nova ferramenta mobile Obras do Ceará, aplicativo que estará disponível tanto à população quanto aos fiscais e gestores da SOP, facilitando o monitoramento das execuções. Também fez parte do programa do curso uma explanação sobre a implementação da metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) no âmbito do setor público, para tornar mais eficiente o gerenciamento de projetos e obras.

O gerenciamento aeroportuário foi mais uma temática apresentada, trazendo as características e finalidades dos 10 aeroportos em funcionamento hoje no Estado. E, fechando o treinamento, a questão do Meio Ambiente entrou em debate, nos casos em que as obras públicas necessitam de estudos de impacto ambiental e licenciamento para serem executadas, bem como as condicionantes para que os empreendimentos se mantenham regularizados perante a legislação e órgãos de controle ambiental.

“Temos a certeza que esse curso não para por aqui. Queremos fazer cada vez mais parcerias com a CGE para capacitar nossa equipe técnica. Quando seguimos etapas e procedimentos corretos durante a vigência de uma obra, ganha o Estado, ganha a população e ganhamos nós como profissionais”, ressaltou o superintendente adjunto de Edificações, Celso Lelis.