Crateús ganha a 16ª Praça Mais Infância do Governo do Ceará

12 de dezembro de 2019 - 15:03 # # # #

Fhilipe Augusto Texto / Ariel Gomes Fotos

Muita animação, brincadeiras, pipoca e algodão doce. Foi assim, com muita diversão e guloseimas para a criançada e suas famílias, que o Governo do Ceará inaugurou na noite desta quarta-feira (11), em Crateús, a Praça Mais Infância da cidade, a 16ª entregue. O investimento total do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), foi de R$ 987.691,14 na construção do equipamento. O evento contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela e da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do qual uma das ações é a construção dessas praças.

A de Crateús foi construída em uma área total de 3.104,78 m². Nela, a população vai poder contar com quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic, pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Onélia Santana destacou que a iniciativa visa levar às famílias, especialmente para as crianças, um espaço capaz de ajudar no seu engrandecimento. “A Praça Mais Infância foi pensada com muito carinho. O foco é o desenvolvimento infantil e temos espaços para as famílias. Aqui, é onde nossas crianças vão se desenvolver cada vez mais através da relação com as famílias e a comunidade”, disse. Além dos equipamentos e espaços da praça, o Estado entregou kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol.

As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além delas, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 C e 101 brinquedopraças – outras 63 estão previstas. A primeira-dama reforçou que, além dessas intervenções, o Governo do Ceará vem promovendo outras políticas públicas dentro do programa. “Estudos apontam a importância de investir em políticas públicas para a infância. O Governo do Ceará transfere 50 milhões para 48 mil famílias. Só aqui temos 444 famílias que recebem a transferência de renda com o Cartão Mais Infância. Temos também a capacitação dos profissionais que lidam com as criancas: os professores e agentes comunitários de saúde. Temos também em Crateús três brinquedopraças que ainda vamos vir aqui inaugurar”, informou Onélia.

Com a criação do Programa Mais Infância, Idealizado pela primeira-dama do Estado, o Ceará vem avançando nas tomadas de decisões e, consequentemente, ações voltadas para as crianças, enalteceu a vice-governadora Izolda Cela. “A Onélia (Santana) coordena o Programa Mais Infância e mobiliza as secretarias do Governo e também outros parceiro com foco na melhoria das condições da primeira infância e isso é uma coisa muito importante. Nós precisamos aprender a cuidar melhor das nossas crianças. Esse trabalho sério e competente está ganhando cada vez mais força e isso acontece também pelo comprometimento das secretarias que são responsáveis pelas ações”, explicou Izolda.

Mais opção de lazer

A Praça Mais Infância de Crateús fica localizada em um região bem central da cidade, facilitando a chegada de famílias dos mais variados pontos. A dona de casa Taís Martins, de 21 anos, tem duas filhas pequenas e compareceu à inauguração com ambas. De acordo com a cidadã, mesmo residindo em um bairro mais afastado do centro do município, a intenção é proporcionar constantemente momentos de diversão e alegria para suas crianças dentro do equipamento. “Moro um pouquinho longe daqui, mas pretendo trazer minhas filhas todos os domingos para que elas possam se divertir aqui. Elas adoram brincar no escorregador. Essa é uma opção de lazer que ficou bastante organizado”.

Daqui para frente, cabe à Prefeitura Municipal a responsabilidade pela preservação e manutenção do espaço. O prefeito Marcelo Chaves agradeceu a parceria do Governo do Ceará e aproveitou para citar várias outras em diversas áreas. “Hoje, é um dia especial para a cidade de Crateús. Considero que Crateús tem avançado muito com o apoio do Governo do Ceará. Aqui temos escolas profissionalizantes, Pefoce (Perícia Forense do Ceará), base do Samu, estradas, areninha, reforma do aeroporto, obras de infraestrutura. Enfim, várias obras para ampliar a cidade de Crateús”, comemorou.

Conscientização e serviços

A programação da solenidade de inauguração foi além das brincadeiras e guloseimas. O Estado preparou ações na área ambiental e serviços para a população. Na oportunidade, dezenas de mudas foram plantadas com o auxílio de crianças no jardim da praça. A ação teve o intuito de alertar a população para a importância da sustentabilidade, visando a formação de cidadãos conscientes acerca das questões ambientais, como destacou Onélia Santana. “As crianças, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), plantaram mais de 100 mudas de árvores estimulando nelas o cuidado com o meio ambiente, sua cidade. Isso é uma iniciativa importante para essa e as futuras gerações” frisou.

Antes, durante todo o dia, o Caminhão do Cidadão esteve no local oferecendo serviços gratuitos para a população da cidade, como emissão de antecedentes criminais, RG e CPF, além de atendimento online. Acompanharam a inauguração a secretária especial do Estado, Janaína Farias, a titular da SPS, Socorro França, o deputado estadual Walter Cavalcante e lideranças políticas da região.