Sertão de Crateús terá trecho recuperado pelo Governo do Ceará

13 de dezembro de 2019 - 16:34 # # # #

Wilson Zanini - Texto / Thiara Montefusco - Fotos

Os serviços de reparo do trecho da rodovia CE-265 que liga Nova Russas à Ararendá tiveram o início autorizado nesta sexta-feira (13). Duas solenidades, em Nova Russas e em Ararendá, marcaram o pontapé inicial para a recuperação dos 31 km de rodovia. As ações contaram com a presença do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana.

Nelson Martins comentou a ação do Governo do Ceará e investimentos nas rodovias do estado, na região. “Estamos hoje cumprindo com esse compromisso. É uma estrada importante, que vai melhorar a trafegabilidade pra toda região Norte. Nós já estamos praticamente concluindo aquela estrada saindo de Salitre, em Canindé, até Santa Quitéria e de Santa Quitéria até Hidrolândia e de Hidrolândia até o Tesão e várias outras estradas que estão sendo feitas na região”, disse.

“Temos a estrada que sai ali da Cruzeta até Livramento e de Livramento até a BR 020, em Boa viagem; a estrada dos Tucuns, ligando Crateús até o Piauí; a estrada que liga Ipueiras até Ararendá já está praticamente Pronta. Graças a Deus aqui na região. O governador Camilo, nos seus 4 primeiros anos de governo recuperou e implantou 3.200 km de estrada. Isso representou investimentos de R$ 2,9 bilhões. O governador está negociando com o Banco Interamericano, o BID, um novo empréstimo, que vai ser o Ceará V, na faixa de R$ 1 bilhão, onde ele vai levar em conta as demandas novas”, concluiu.

O trecho vai receber serviços de reciclagem da base com adição de brita; pavimentação; revestimento asfáltico em TSD (Tratamento Superficial Duplo) e sinalização (horizontal e vertical).

Os prefeitos

O prefeito Rafael Pedrosa, de Nova Russas, destacou a estrada como um pedido muito almejado pela população das duas cidades. “Esse é momento importante, é uma reivindicação antiga da população dos municípios de Nova Russas e Ararendá, municípios que têm uma ligação muito grande. O tráfego estava realmente muito dificultoso, com muitos buracos e os motoristas tinham muito prejuízo. Eu tenho certeza que com a recuperação da CE-265 vai melhorar muito esse elo de ligação entre os dois municípios”.

Representante do prefeito Aristeu Alves, de Ararendá, o secretário municipal da Educação, Cassiano Oliveira, avaliou que a obra se tornava necessária. “Pra nós ararendaenses era preciso. Pra gente que vai pra Nova Russas de vez em quando; Ararendá tem muitos funcionários de Nova Russas, professores. Então, acredito que todo mundo está feliz”, destacou.

Benefício

Francisco Irailton Magalhães de Sousa, de 35 anos, trabalha na área de transportes de Ararendá e se emocionou ao falar da obra. “Pra mim é uma emoção muito grande, primeiro para o pessoal de Ararendá e minha família, que é de Nova Russas. Eu trafego direto daqui pra Nova Russas, pra mim vai ser muito bom”, comentou o motorista de coletivos.

Os atos também contaram com a participação do gerente regional da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Diego Torres, bem como de representações locais.