Centro de Educação Infantil reforça aprendizagem das crianças no Eusébio

11 de fevereiro de 2020 - 16:08 # # #

Ascom Gabinete da Primeira-Dama Texto / Ariel Gomes Fotos

“O equipamento recebe uma equipe comprometida e preparada para auxiliar no desenvolvimento dos meninos e meninas do município, garantindo resultados positivos na educação do nosso estado. Como educadora, fico muito orgulhosa de ver o empenho de gestores municipais nessa área, pois só assim construiremos uma sociedade menos desigual”, destacou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, nesta segunda-feira (10), durante inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Terezinha Campina Braúna, na cidade de Eusébio, na Grande Fortaleza.

A manicure Lígia Martins, 32 anos, matriculou a filha Beatriz, de 2, para estudar na unidade e aprovou o novo espaço de aprendizagem. “Essa creche tem estrutura semelhante à de uma creche particular. O que significa que nossos filhos terão todas as condições de aprender de forma igualitária e, com isso, proporcionar a nós, pais, uma segurança na hora de deixá-los aos cuidados das professoras”, salienta.

Para a secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, a área tem prioridade no Governo do Ceará. “Essa política de investimento na Educação se consolida dia após dia no Estado, por decisão do nosso governador Camilo Santana, conduzida pela nossa primeira-dama Onélia Santana, que tem esse olhar sensível para as crianças. As unidades são construídas para adequar o público infantil, desde a sala de aula, o refeitório, a sala de informática, sempre com a responsabilidade de capacitar e profissionais qualificados”, informa.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, diz que esse investimento na infância é fundamental para o progresso do país. “É no ensino infantil que construímos uma educação de qualidade no município, que incentiva o aluno a estudar e se destacar em sala de aula, metodologia adotada no Programa de Estudante Padrão (PEP). Estamos plantando aqui a semente dessa grande árvore do conhecimento, que trará frutos significativos para nossa cidade, estado e nação”, enfatiza.

Na ocasião, foram ofertadas ao CEI edições da coleção Buriti Mirim, da Editora Moderna, que fará o acompanhamento da metodologia aplicada em sala de aula com as crianças. Ainda durante a inauguração, dezenas de mudas foram plantadas no jardim do equipamento, com o auxílio dos estudantes da unidade, para alertar a população acerca da importância do ecossistema.

Centro de Educação Infantil (CEI)

Cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças, numa estrutura composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O ambiente é destinado à aprendizagem e ao desenvolvimento do público dos meninos e meninas cearenses. O Ceará contará com 167 unidades de ensino infantil, sendo 120 pela Seduc e 47 pela SPS. Com essa entrega, 48 Centros já foram entregues à população cearense (39 Seduc e 9 SPS).

A melhoria da educação para as crianças é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. Para isso, vem investindo em espaços pedagógicos adequados e implantou o Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, que consiste em três pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Essa iniciativa visa apoiar as famílias em condições de pobreza e vulnerabilidade social no cuidado e na educação de suas crianças de zero a três anos e 11 meses.