SOP realiza palestra para estudantes do Centro de Tecnologia da UFC

17 de fevereiro de 2020 - 16:06 # # # #

Texto e Foto - Airton Lima

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) capitaneou a abertura do semestre do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT-UFC) recebeu nesta segunda (17), com apresentação sobre as ações do órgão no âmbito da Tecnologia da Informação (TI). Além de coordenadores e professores, o corpo discente dos cursos das Engenharias de Computação, de Produção, de Telecomunicações, Elétrica, Mecânica e Química formavam o público presente.

O evento, organizado como aula inaugural com foco nos estudantes do primeiro semestre, teve início com as boas-vindas do diretor do CT-UFC, Carlos Almir. Em seguida, o diretor de Planejamento e Gestão da SOP, Arnoudo Alves, ministrou a palestra “Tecnologia da Informação e seus impactos na Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará”, expondo entre as principais questões os novos serviços digitais através da comunicação de dados adotada na administração pública estadual, as características do Cinturão Digital do Ceará com o uso da fibra ótica, as tendências tecnológicas no cenário cearense e a demanda cada vez maior por profissionais da área de TI.

“O Ceará é geograficamente privilegiado do ponto de vista tecnológico por toda a estrutura de malha digital instalada aqui com base em fibra ótica. Logo, precisamos saber explorar o potencial desta tecnologia em favor do crescimento econômico do nosso Estado e isso só é possível pela capacitação e inserção no mercado de profissionais como vocês serão”, explicou Arnoudo.

Na segunda parte da apresentação, o gerente de TI da SOP, Márcio Roberto, e o analista de sistemas da SOP Daviel Rodrigues apresentaram o emprego direto das novas tendências tecnológicas ao demonstrarem as características e funcionalidades do aplicativo Obras do Ceará, desenvolvido no próprio órgão para uso dos agentes públicos do Estado e da população em geral.

“Achei esse momento muito interessante para nós que estamos ingressando na faculdade. Já desperta a vontade de me aprofundar nos conteúdos do meu curso, pois tem muito a ver essa parte de tecnologia com o que vou estudar aqui”, comenta a estudante de Engenharia de Telecomunicações, Jâmily Karen.