Após mapeamento de restauração, obra da Estação das Artes se concentra nas fundações de novos prédios

29 de julho de 2020 - 11:50 # # # # # #

Texto: Airton Lima

As obras no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza, alcançam 16% de execução. A intervenção, realizada através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), é orientada pelos trabalhos preliminares de prospecção histórica. Eles identificaram e catalogaram todos os elementos (paredes, pisos, fachadas etc.) a serem restaurados no local onde funcionou a Estação Ferroviária João Felipe e os galpões da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Agora, os trabalho se concentram em novas estruturas.

“Após o isolamento social rígido, estamos retomando um bom ritmo de obra, com foco nas fundações das novas edificações que farão parte do complexo, para após essa etapa iniciarmos a recuperação dos prédios antigos”, explica o diretor de Obras Especiais da SOP, Silvio Campos.

Com uma arquitetura neoclássica marcante, a antiga Estação Ferroviária João Felipe vai abrigar o complexo, que será integrado à praça Castro Carreira (Praça da Estação). Além de preservar e revitalizar diversos prédios, onde funcionarão mercado gastronômico, biblioteca e museu, a Estação das Artes terá outras estruturas erguidas, como as novas sedes da Secretaria da Cultura (Secult) e da Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Pinacoteca do Estado.

O empreendimento soma R$ 63,8 milhões em investimentos, fruto da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza, através do Programa Juntos por Fortaleza. O projeto visa ainda a requalificação do entorno, ligando à Escola de Gastronomia e Hotelaria e à área da Santa Casa de Misericórdia e do Centro de Turismo do Ceará (Emcetur).

Quando pronto, no segundo semestre de 2021, o equipamento de quase 67 mil metros quadrados (m²) vai integrar a rede da Secretaria da Cultura do Estado (Secult).